Escolha uma galeria para visualizar as imagens.

Secretaria de Divulgação e Turismo
Secretaria de Divulgação e Turismo - Alessandro Luis Godoy - Rua XV de Novembro, 26 - Centro, Pedreira, SP, CEP: 13920-000 - Telefone: (19) 3853-3081 - Email: [email protected] - Créditos das fotos para: KAREN ISIS
Comércio Turístico
Cidade centenária, Pedreira é tradicionalmente conhecida como a "Capital da Porcelana". Porém, hoje, Pedreira possui um polo comercial e industrial muito forte e diversificado, focado em produtos decorativos e utilitários, o que faz dela também uma cidade referência no comércio atacadista para abastecer lojas, hotéis e empresas de eventos por todo o Brasil.
Produtos Comercializados
Produtos comercializados no corredor turístico com centenas de lojas localizadas às margens da Av. Wanderley José Vicentini (Marginal da Rodovia SP 95) : Porcelana, Alumínio, Aramados, Artesanato, Barro, Fontes, Bolsa, Calçados, Cerâmica, Couro, Cristal, Escultura, Ferros, Flores,Gesso, Iluminação, Imagens, Informática, Lembranças, MDF, Madeira , Malharia, Miniaturas, Móveis, entre outros.
Zôo-Bosque Municipal
O Zôo Bosque está localizado na área central da cidade de Pedreira e é administrado pela ONG Mata Ciliar.
Morro do Cruzeiro
O primeiro Cruzeiro foi construído em 1956, em terreno doado pelas famílias Trolezi e Thomazini. Demolido, atualmente foi construído um novo cruzeiro com a implantação de praça e estacionamento ao redor para os visitantes que se deslocam até o morro e ao cemitério.
Capela de Nossa Senhora do Carmo
Capela de Nossa Senhora do Carmo localizada no interior do Cemitério Santa Cruz.
Escola Cel. João Pedro de Godoy Moreira
Completou seu primeiro centenário de existência em 2010 e por seus bancos já passaram os mais antigos pedreirenses, muitos dos quais se destacando em diversas atividades. Rua XV de Novembro, nº 952 – Pedreira – SP
Bairro de Entre Montes
O bairro foi colonizado no final do século XIX por imigrantes italianos que além de trabalhar na lavoura cafeeira, chegaram a possuir até uma fábrica de cerveja. Com a crise do café, muitos moradores deixaram o local e atualmente o bairro é propício para o desenvolvimento do turismo rural.
Morro de Maria
Inaugurado durante as comemorações dos 110 anos de Pedreira. Idealizado pelo ex-prefeito Hygino Amadeu Bellix retrata em painéis pintados em azulejos os Mistérios do Rosário.
Monumento em Homenagem às mães
Monumento em Homenagem às mães. Idealizado pelo empresário Edgardo Luis Steula. Localizado na Praça José Stranieri no centro.
Igreja de São José
Igreja de São José pertencente à Paróquia de Santana. Está localizada na Vila São José
Igreja de Nossa Senhora Aparecida
A igreja reúne a população católica de um dos bairros mais populosos da cidade, o Jardim Triunfo, e arredores. Rua: Nossa Senhora Aparecida nº 291 – Jardim – Triunfo Pedreira – SP
Igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua
Construída na década de 1970 e ampliada no período de 1988 a 1992, possui uma torre e jardim fronteiriço, teve como primeiro pároco o Monsenhor Nilo Romano Corsi. Localização: Rua Alfredo Martinelli nº120 – Vila Santo Antonio – Pedreira - SP
Igreja Matriz de Sant’Ana
Construída entre os séculos XIX e XX em estilo neogótico, possui belos vitrais que retratam passagens bíblicas, além de pinturas na Capela do Santíssimo realizada por artistas locais. Está localizada no coração da cidade entre as ruas Siqueira Campos e Antonio Vicente Castello. Rua Siqueira Campos, nº 177 – Centro – Pedreira – SP
Vila Monte Alegre Xícara da Vila Monte Alegre
A Caixa D´Agua foi construída na década de 70 junto com as casas populares da Vila Monte, ela foi construída em formato de xícara para homenagear as inúmeras fábricas de porcelana que existiam no município na época. A Caixa D´Agua pode ser vista em diversos pontos de Pedreira.
Circolo Italiano di Pedreira
Fundado em 2001, desde 2004 está instalado aos fundos do casarão centenário da Praça Cel. João Pedro, que abriga o Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira, tendo um centenário portão de entrada. Logo ao entrarmos em seu corredor coberto por um túnel de trepadeiras esquecemos o barulho da rua e mudamos para outro ambiente.
Casa do Padre Alexandrino
A casa data de 1894 e pertenceu ao primeiro padre de Pedreira, Alexandrino Felicíssimo do Rego Barros. Possui diversas pinturas em seu interior pintadas pelo artista Pedro Gallinaro. Praça Coronel João Pedro – Centro – Pedreira – SP
Casa do Cel. João Pedro de Godoy Moreira
A casa pertenceu ao fundador de Pedreira, construída entre 1893 e 1894 e após seu último restauro, abriga uma loja de produtos artesanais. Praça Coronel João Pedro, nº 01 – Centro – Pedreira – SP
Monumento aos Expedicionários
Inaugurado na década de 1960 retrata o símbolo da FEB – Força Expedicionária Brasileira e homenageia os cinco expedicionários pedreirenses – João Baccareli, Casto Cau, Fernando Cassaro, José Maria Lopes e Caetano Vicentini que defenderam o Brasil nos campos italianos durante a Segunda Guerra Mundial.
Estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
Inaugurada em 15 de novembro de 1875, contou com a presença do presidente da Província de São Paulo, Sebastião José Pereira e demais autoridades locais e da região. Está instalada em antigo terreno doado pelo Capitão José Pedro de Godoy Moreira, irmão do fundador da cidade. Os trilhos da ferrovia foram desativados em 1967 e o local já chegou a abrigar o Museu.
Igreja Santa Rita de Cássia
Inaugurada em 1957, compõe a vila operária da antiga empresa Nadir Figueiredo e durante a procissão em louvor à santa recebe um grande número de devotos da cidade e da região que percorrem as ruas da cidade em momentos de orações, pedidos e agradecimentos por graças recebidas por intercessão de Santa Rita. Está localizada na entrada às margens da SP 95 no bairro Nadir Figueiredo.
Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Construída entre os séculos XVIII e XIX, possui altar mor esculpido em madeira com imagem da padroeira proveniente da França e outras imagens vindas de Portugal; possui também sinos da época do Império e graças aos seus moradores, mantêm as principais atividades religiosas, como os festejos da padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Localizada no Bairro de Entre Montes.
Praça Cel. João Pedro
A praça que leva o nome do fundador da cidade marca o início de Pedreira e nela encontra-se antigas construções, tais como a antiga estação de trem, o sobrado que abriga o Museu, a casa onde se instalou o primeiro hotel, a casa do primeiro padre e a casa onde residiu o fundador do município, além de muitas lojas que comercializam produtos artesanais.
Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira
Instalado em antigo sobrado do final do século XIX, seu acervo é composto de fotografias, peças de ferrovia, imigração italiana, do comércio, educação, religião, além de peças de porcelanas, representativas do gosto e tecnologia de cada época, possuindo uma mini-fábrica que demonstra o processo de fabricação da porcelana. Praça Cel. João Pedro, 102 – Centro – Pedreira - SP
Complexo Turístico Morro do Cristo
O acesso ao morro existe desde 1932 quando os soldados constitucionalistas implantaram nele as suas trincheiras. Na década de 1980 foi urbanizado e implantaram-se as estações que são painéis pintados à mão pelos artistas pedreirenses que mostram as passagens da Via Sacra o calvário de Jesus. O local também possui a Praça Nossa Senhora Aparecida, o monumento à Revolução Constitucionalista
Capela Bom Jesus
Construída em 1896 em terreno doado pelo fundador de Pedreira, o Cel. João Pedro de Godoy Moreira, possui imagem do santo trazida da França pela família do fundador. Está situada entre as ruas Elisa Serafim e Bom Jesus.
Feira Permanente de Artesanato
Feira permanente de artesanato, localizada na Praça Cel João Pedro
Boulevard (Ciclovia)
Localizado às margens do Rio Jaguari, na Vila São José, próximo ao monumento em homenagem aos Expedicionários. O local é totalmente arborizado, num ambiente tranqüilo e de bonitos recantos. Muito utilizado por pedestres, patinadores, ciclistas e skatistas. O acesso é feito pela Avenida Joaquim Carlos.