UNIVESP assina convênio para criação do Polo de Pedreira

A UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) assinou convênios na segunda-feira, 07 de agosto, com 38 prefeituras paulistas para instalação de polos da instituição. A solenidade ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e Pedreira esteve representada pelo prefeito Hamilton Bernardes Junior, vice-prefeito Fábio Polidoro, secretária municipal de Educação Mariângela Oliveira Rodrigues, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Cezar Camilotti e secretário municipal de Cidadania e Turismo Alessandro Luis de Godoy (Mole).

“Hoje é um dia histórico. Estamos criando mais de 16 mil vagas no ensino superior gratuito aqui em São Paulo. Com o vestibular, nós chegamos a mais de 60 municípios do Estado, por meio do apoio dos professores das melhores universidades, como USP, Unesp e Unicamp. São 100 polos no Estado. Na capital, temos 33 polos, com seis mil alunos”, comemorou o governador Geraldo Alckmin, que salientou a inclusão de alunos provenientes do ensino público.

“Destaco que 85% dos estudantes são de escola pública. São Paulo não deixa ninguém para trás, levando ensino universitário, de qualidade, gratuito e a distância. O aluno faz o seu horário e estuda pela internet, com material pedagógico bem elaborado”, comentou o governador.

Os polos são espaços físicos nos municípios. Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores. Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

“O Polo de Pedreira está oferecendo 200 vagas, sendo 50 vagas para cada curso, que são: Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Matemática e Pedagogia’, destacou durante a solenidade o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

A secretária municipal de Educação Mariângela Oliveira Rodrigues, ressaltou que em Pedreira 693 pessoas realizaram o vestibular, a lista de chamada foi divulgada na terça-feira, dia 08, com as matrículas sendo efetuadas nos dias 09, 10 e 11 de agosto, no Polo de Pedreira que fica na Escola Municipal ‘Professor João Emílio Begalli’, localizada na Rua João Lúcio de Moraes, nº 270, no Jardim Triunfo, sempre das 13h às 21h. “O início das aulas está previsto para o dia 21 de agosto”, enfatizou Mariângela Rodrigues.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Cezar Camilotti, a Univesp é considerada a quarta universidade estadual paulista e mantém parcerias com a USP, UNESP, Unicamp e o Centro Paula Souza para o desenvolvimento do conteúdo e coordenação dos cursos.

Criada em 2012, a UNIVESP é uma fundação mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação e Cultura (MEC).