Museus expõem “Aparecida’s de Pedreira – 300 anos de fé e devoção”

Pedreira, conhecida como a “Capital da Porcelana” com suas indústrias de cerâmica, faiança, porcelanas e mais recentemente com a diversificação de seu parque industrial com a inserção de produtos em gesso, resina, ferro, vidro, madeira, alumínio, plástico, dentre outros, movimentam a economia local e proporciona à vinda de muitos turistas para as lojas que comercializam as peças produzidas na cidade.

As empresas do ramo cerâmico, em sua maioria tinham ou ainda possuem o nome de algum santo, como Sant'Ana,  São José, Nossa Senhora de Fátima, entre outros, além de peças artísticas e de adornos, produzem a linha doméstica com aparelhos de chá, café e imagens de santos eram produzidas por algumas dessas empresas.

Visitar a Necrópole Santa Cruz, em Pedreira, é ter a chance de conhecer alguns desses exemplares de imagens de santos e santas produzidos pelas indústrias de cerâmica pedreirense.

Sendo assim, os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira, através da área de Gestão preparou a Exposição “Aparecida’s de Pedreira – 300 anos de fé e devoção” em homenagem aos 300 anos da Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro, feriado nacional.

De acordo com o gestor, Adílson Spagiari, a exposição conta com diversas fotografias que retratam as imagens da Santa que decoram alguns dos jazigos no Cemitério Municipal e demonstram o trabalho artístico dos funcionários das fábricas de porcelana de Pedreira, além da fé e devoção à Santa, contando também com a exposição de obras sacras da Biblioteca Museológica “Prof.ª Lolita Engler de Almeida”. Ainda na exposição há imagens de Nossa Senhora Aparecida, em porcelana, pertencentes ao acervo museológico.

A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 29 de outubro, os Museus de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, nº 102.

Compartilhar

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...