Museus de Pedreira expõem “República brasileira: 128 anos – Caricaturas dos presidentes”

No período de 15 a 30 de novembro, permanecerá em cartaz nos Museus de Pedreira a Exposição “República brasileira: 128 anos – Caricaturas dos presidentes”.

A instalação da República no Brasil ocorreu em 15 de novembro de 1889, com a proclamação pelo Marechal Deodoro da Fonseca, pois desde os anos de 1880, a Monarquia estava em crise e com o início de um novo regime de governo o Brasil começou a crescer, porém, vieram problemas políticos e sociais.

A Ditadura Militar marcou o cenário político brasileiro entre 1964 e 1985, com perseguição política, censura e repressão aos que eram contra o regime estabelecido. Durante o período das Diretas Já se aspirou pelo retorno da democracia e com a promulgação da Constituição de 1988 e a eleição de um presidente pelo voto direto prometia novos rumos para o país, pois entrávamos em uma nova fase, a Nova República. Nessa etapa já contamos com oito presidentes, sendo que o primeiro, Tancredo Neves não chegou a tomar posse, pois, faleceu, assumindo o vice, José Sarney. Depois tivemos os governos de Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e atualmente o Brasil é governado pelo presidente Michel Temer.

Na exposição podem ser apreciadas as caricaturas dos presidentes da Primeira República (1889-1930), da República Populista (1945 – 1964), da Ditadura Militar (1964 – 1985) e da Nova República (1985 aos dias atuais). É possível também por meio de diversas fotografias relembrar um acontecimento histórico para Pedreira, no qual a cidade recebeu em 22 de setembro de 1978, um presidente da República do Brasil – Ernesto Geisel, que veio para a inauguração de casas populares, localizadas na Vila Monte Alegre. Destaque também é dado a um potiche em porcelana, fabricado pela Porcelana Santa Rosa com a efígie do ex-presidente Geisel, doado pela família do ex-prefeito Higino Amadeu Bellix, prefeito da época que recepcionou há 39 anos a mais alta autoridade do país.

A história política de nosso país é construída no dia a dia e cada presidente deixou suas marcas positivas e negativas na política, na economia e na vida social de todos os brasileiros.

O presidente da República é um dos personagens principais da política brasileira e se caracteriza como uma pessoa de caráter histórico, que seu mandato não permanecerá gravado apenas nos livros de História, mas seu desempenho administrativo no comando do país deve permanecer na memória de cada cidadão brasileiro, que por meio do voto tem a chance de mudar a história de nosso país, finaliza o gestor dos Museus e curador da exposição, Adílson Spagiari.

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, nº 102. A visitação ocorre de segunda a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.