Operação Cata-Bagulho retira toneladas de entulhos semanalmente em Pedreira

A Operação Cata-Bagulho desenvolvida pela Secretarias Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Pedreira, retira das ruas dos bairros da cidade toneladas de lixo volumoso (sofá, mesa, guarda-roupa, máquina de lavar, fogão, geladeiras, armário, cadeira, colchão, etc), mantendo a média de 20 toneladas por semana.

A Operação Cata-Bagulho, que recolhe Resíduos Volumosos, tem atuado de segunda a sexta-feira, coletando os objetos e utensílios descartados pela população, que respeitando o dia programado para a retirada, os coloca na calçada. O objetivo é dar destinação correta aos materiais e manter a cidade limpa.

O serviço de coleta passa nos bairros a cada 15 dias, de acordo com o cronograma elaborado, com a finalidade de evitar que os materiais sejam descartados de forma irregular em beiras de estradas, margens de rios e córregos ou terrenos baldios, os quais podem gerar inúmeras doenças, entre elas a Dengue. Os moradores se programam e colocam os descartes na calçada nos dias exatos da coleta, de acordo com a escala definida pela Secretaria de Meio Ambiente, além disso, essa conscientização ambiental é muito importante”, enfatiza o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

O cidadão deve colaborar para que este tipo de material tenha destinação correta. Além de serem retirados gratuitamente, em dia preestabelecido, os materiais coletados recebem a destinação pertinente e depois de recolhidos são desmontados e encaminhados para a Unidade Recicladora, medida que contribui para o aumento da vida útil do Aterro Sanitário.

O prefeito Hamilton Bernardes lembra que os materiais devem ser colocados na rua apenas no dia da coleta, para evitar que se acumulem e se espalhem pelas imediações. A Operação Cata-Bagulho não remove restos de obras. “O Projeto estabelece dias e locais de retirada, oferecendo um serviço gratuito de descarte adequado aos materiais volumosos em desuso”, salientou.

A Operação 'Cata-Bagulho' conta com equipe própria, que atua cinco dias da semana e que cobre os bairros, conforme a escala. A programação estabelecida, além de dar destinação correta aos materiais mantém a cidade limpa. É um trabalho que tem a finalidade também de melhorar o visual dos bairros e, sobretudo, evitar a degradação do meio ambiente.