Museus de Pedreira são selecionados pelo IBRAM para participar de projeto sobre Gestão dos Museus brasileiros

Dentre os mais de 3.700 museus brasileiros, os Museus de Pedreira foram selecionados pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, a contribuir para o diagnóstico de gestão dos museus brasileiros para o Projeto “Desenvolvimento da Gestão Estratégica do IBRAM e dos Museus Brasileiros para o Fortalecimento Institucional na Formulação e Implantação de Políticas Públicas”.

O projeto é uma parceria do IBRAM e a Organização dos Estados Íberos-Americanos (OEI), que visa desenvolver novas estratégias para o gerenciamento dos museus brasileiros.

Segundo o gestor dos Museus de Pedreira Adílson Spagiari, o diagnóstico tem como objetivo levantar informações sobre as potencialidades e os desafios relacionados à gestão museológica, como a análise de aspectos administrativos, de planejamento e de institucionalidade que impactam diretamente na sustentabilidade dos museus e consequentemente com os resultados obtidos se fará uma análise, avaliação e um aperfeiçoamento das políticas e programas voltados para a sustentabilidade dos museus brasileiros.

“Foi com grande satisfação que recebemos o convite do presidente do IBRAM, Marcelo Mattos Araujo, para que os Museus de Pedreira participassem da pesquisa do diagnóstico sobre a gestão dos Museus Brasileiros. “Em 2017, recebemos mais de 17.100 visitantes, sendo que o público internacional foi representado por estrangeiros de 26 países, além de visitantes de 26 estados do Brasil, além de moradores de Pedreira e de cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas, do Circuito das Águas Paulista, da Baixa e Alta Mogiana e da região bragantina, e, sobretudo, participamos desde o início dos eventos promovidos pelo IBRAM, dentre eles da Semana Nacional dos Museus que em 2018 chega a sua 16ª edição em maio em comemoração ao Dia Internacional dos Museus e da Primavera dos Museus que em setembro durante a abertura da estação das flores será realizada a 12ª edição e já realizamos mais de 190 exposições temporárias que abordam temas locais, estaduais e nacionais e que fomentam a visitação de diferentes tipos de públicos aos Museus de Pedreira”, destacou o gestor Spagiari.

As 95 perguntas referentes principalmente à área de gestão museológica, aborda os tipos de coleções no acervo, métodos e procedimentos museológicos e administrativos, instrumentos e ações de comunicação, quantidade de público que visita o local, dentre outras questões sobre o universo museológico.

Os Museus Histórico e da Porcelana estão localizados na Praça Cel. João Pedro, nº 102, com entrada franca para o público.

Compartilhar

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...