Universidade Virtual do Estado de São Paulo certifica Pedreira com o ‘Selo Parceiro UNIVESP’

Em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, na terça-feira, 3 de julho, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), única pública 100% a distância do Brasil, assinou convênio com 230 municípios que implantaram novos polos em 2018, sendo 143 no 1º semestre e 87 no 2º semestre.

Com presença do governador Márcio França, da presidente da Univesp, Fernanda Gouveia, e outras autoridades, a cerimônia contou ainda com a entrega do Selo Parceiro Univesp e apresentação do atual modelo pedagógico da instituição.

Pedreira esteve representada na solenidade pela secretária municipal de Educação Mariângela Aparecida de Oliveira Rodrigues e pelo secretário de Administração e Recursos Humanos e vice-prefeito Fábio Polidoro. “O Polo de Pedreira da UNIVESP oferece os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Pedagogia,

Com a expansão, em 12 meses a universidade ofereceu mais de 55 mil vagas em três vestibulares e passou de 45 para 330 pontos com presença em 290 cidades. “A expansão garante a inclusão e a universalização do ensino superior no Estado. Em meses, saltamos de 3 mil alunos para mais de 55 mil vagas ofertadas”, disse o governador Márcio França.

De acordo com o governador, a ampliação das vagas da Univesp representa o seu conceito de gerar oportunidade para milhares de jovens que saem do Ensino Médio, muitas vezes, sem perspectivas, cursarem graduação gratuitamente, no padrão das melhores universidades do país.

Na Univesp, o aluno aprende de forma ativa tanto no ambiente on-line como em encontros presenciais, nos polos. O conteúdo dos cursos é disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line, na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com mediadores.

Os polos são espaços físicos em que os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços da secretaria acadêmica, assim como esclarecimentos sobre o AVA. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv.

Supervisores e mediadores – novo modelo pedagógico

Em junho de 2018, a universidade deu início à implantação do novo modelo pedagógico, com a abertura do processo de seleção para a contratação de 1.100 mediadores presenciais e 94 supervisores. De acordo com a presidente da universidade, a presença do mediador nos polos garante a excelência na qualidade de aprendizagem.

“Além do apoio virtual e dos supervisores, teremos o profissional no polo para auxiliar os estudantes. Acredito que dessa forma, a assistência ao aluno é ainda mais eficaz e garante a interface com os municípios parceiros”, explica o governador.

Os supervisores serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos cursos de graduação da Univesp. As atribuições serão realizadas em 40 horas semanais. O profissional acompanhará as atividades discentes virtuais conforme cronograma do curso, orientará os mediadores de ensino nas publicações nos fóruns e em diversas atividades, entre elas, nas iniciativas presenciais com os alunos, no plano de estágio e Projeto Integrador.

Já o mediador presencial também deverá dispor de 40 horas semanais e realizar a interlocução e a comunicação dos conteúdos programáticos entre o autor da disciplina e os estudantes, acompanhar o desenvolvimento das atividades discentes presenciais e virtuais conforme cronograma, estabelecer contato permanente com os estudantes por meio da plataforma AVA e orientar grupos de forma presencial e online, no desenvolvimento de atividades acadêmicas avaliativas.

Selo Parceiro Univesp

O certificado é concedido às prefeituras, universidades, empresas e entidades que atuam em conjunto com a instituição para oferecer educação superior a distância de qualidade. O certificado comprova ações implementadas em parcerias ou por meio de convênios.

Vestibular 2º Semestre de 2018

A Univesp realizou de 25/05 a 19/06 o vestibular com 38 mil inscritos, que disputam 21.650 vagas para Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública, em parceria com o Centro Paula Souza. A prova acontecerá no dia 08/07 em mais de 120 polos do Estado. O gabarito será divulgado em 10/07 e as matrículas deverão ser realizadas entre os dias 01 e 03 do agosto, nos próprios polos escolhidos pelos candidatos. O início das aulas deverá ocorrer em 13/08.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp.

Com o objetivo da universalização do ensino superior, em 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão. De 3 mil alunos passou para 35 mil estudantes no primeiro semestre de 2018. Com o novo vestibular (2º semestre de 2018), a Univesp já ofereceu mais de 55 mil vagas, distribuídas em 330 polos do Estado, para os cursos de Engenharia de Produção, de Computação, Licenciaturas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia e o de Tecnologia em Gestão Pública.

Compartilhar

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...