Vacinação contra Raiva Animal

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedreira, através da Vigilância Sanitária, realizará no sábado, 11 de agosto, a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal, imunizando cães e gatos.

Segundo informou a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, o município recebeu cerca de 7 mil doses da vacina. “Os Postos de Saúde da Família e volantes estarão aplicando a vacina contra a Raiva Animal gratuitamente, convocamos os proprietários de cães e gatos para que vacinem seu animal de estimação”, enfatizou Ana Lúcia.

Os Postos de Saúde da Família dos bairros Jardim Marajoara, Triunfo, Andrade, Barbim (Estância Santa Rita), Santa Clara, Vila São José, Central Municipal de Saúde e na Praça Ângelo Ferrari, estarão vacinando das 8h às 16h. Haverá ainda postos volantes de vacinação nos locais e horários: Centro Comunitário do Jardim São Nilo das 8h às 9h; Vila Canesso (próximo ao Cemitério Santa Cruz) das 9h15 às 10h45; Praça Coronel João Pedro (defronte a Escola Municipal Professor Arnaldo Rossi) das 11h às 11h30; Vila Monte Alegre (Centro Comunitário) das 13h às 14h; Shigueo Kobayashi (Centro Comunitário) das 14h30 às 16 horas.

A raiva é uma doença causada por um vírus e uma das formas de transmissão é pela saliva, quando um animal contaminado morde e fere o outro, pode transmitir o vírus, contribuindo para que a doença se prolifere rapidamente. Animais infectados apresentam sinais neurológicos, babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “cachorro louco”. Por isso, as campanhas de vacinação contra a raiva são promovidas principalmente neste mês gratuitamente pelas prefeituras, entretanto o cuidado e vacinação devem ser regulares em qualquer época do ano.

Cães e gatos, a partir dos 3 ou 4 meses de idade, de acordo com o protocolo indicado pelo seu médico veterinário, devem ser vacinados em dose única e a partir daí, deve ser repetida anualmente.