Programa ‘Prefeito Educador’ da UniFAJ garante bolsas gratuitas

Com foco em inovação acadêmica, o Programa ‘Prefeito Educador’ tem sido uma via importante para garantir formação continuada a professores. Lançado em maio de 2017, pela UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), tem como objetivo proporcionar condições para ampliar os conhecimentos dos professores da Rede Pública Municipal sobre como é construído o processo de ensino e aprendizagem do estudante do Ensino Superior para que possam, ainda na Educação Básica, olharem de forma personalizada para seus alunos e contribuírem com uma aprendizagem mais significativa. Por meio de parceria com as prefeituras, o programa disponibiliza o curso de especialização ‘Metodologias Ativas e Intermeios no Ensino Superior’ e diversos cursos de extensão sobre inovação acadêmica.

“Propusemos a parceria no sentido de contribuir ainda mais com o trabalho que as prefeituras têm realizado arduamente em prol da educação nos municípios, mediante a oferta de formação continuada aos docentes através do Programa FOCO da IES e Pós-Graduação com a oferta de bolsas de estudo também aos docentes dos municípios para o Curso de Especialização em Docência e em Metodologias Ativas, além de mantermos nosso compromisso com o aluno, ofertando o Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é uma avaliação de extrema importância utilizada pelos estudantes para participação nos benefícios socioeducativos do Governo Federal, bem como nota para ingresso em instituições de ensino superior”, destaca o reitor do Centro Universitário de Jaguariúna, professor Ricardo Tannus.

Conforme o acordo, a UniFAJ promove a participação dos alunos no PROE ENEM gratuitamente, além de oferecer orientação profissional aos estudantes e conceder 50% de desconto nas inscrições do vestibular durante o evento UniFAJ Aberta (que acontece em outubro). A UniFAJ ainda vai disponibilizar bolsas de estudos para Módulos Específicos de Metodologias Ativas e 20 bolsas de estudos para docentes em pós-graduação para Especialização em Docência. A IES fará também a premiação aos prefeitos que cumprirem as responsabilidades estabelecidas no acordo com o título ‘Prefeito Educador’.

Em contrapartida, cabe à Prefeitura que aderir à parceria promover a divulgação do Curso Preparatório para o Enem no município; fazer a divulgação do programa de orientação profissional ofertado gratuitamente na UniFAJ para estudantes de ensino médio; distribuir dez bolsas para módulos de Formação Continuada Docentes em Metodologias Ativas; responsabilizar-se pela participação, dando transporte a todos os alunos do 3º ano das escolas do município no evento da UniFAJ Aberta, no horário diurno ou noturno; conceder 20 bolsas de pós-graduação de Especialização em Docência aos docentes do município.

Até o momento, a parceria já está formalizada com as prefeituras de Amparo, Artur Nogueira, Conchal, Holambra, Estiva Gerbi, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Monte Sião, Cosmópolis e Santo Antônio de Posse.