Secretaria de Educação de Pedreira promoveu treinamento para as servidoras que trabalham com manipulação de alimentos

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Pedreira, através de seu Departamento de Merenda Escola, promoveu nos dias 5 e 6 de setembro, treinamento aos servidores que trabalham com manipulação de alimentos, nas dependências da Escola Municipal ‘Professora Maria Elisa Vicentin Pintor’, abordando a higiene pessoal, manipulação de alimentos e as doenças transmitidas por alimentos.

A maneira mais eficaz de combater as contaminações é a adoção de princípios e regras de higiene. As Boas Práticas são determinadas e elaboradas de acordo com a legislação vigente, de forma a garantir a segurança higiênico-sanitária dos alimentos desde a aquisição até a distribuição para o consumo. “O controle de qualidade envolve as ações realizadas durante todas as etapas da produção dos alimentos até a distribuição da alimentação aos escolares, tendo em vista a manutenção da qualidade em níveis aceitáveis sob o ponto de vista nutricional e de riscos à saúde”, enfatizou durante a palestra a nutricionista Erika de Carvalho Luz.

Segundo a secretária de Educação Mariângela Rodrigues, a qualidade da alimentação escolar é resultado de vários aspectos: garantia higiênica e sanitária dos alimentos, adequações nutricionais e sensoriais, como o sabor, aspecto e textura dos alimentos, respeito ao hábito alimentar e ambiente adequado na hora de comer a merenda. “Para que os alimentos promovam saúde e não causem doenças aos consumidores, eles devem estar seguros, ou seja, livre de contaminações. Uma contaminação ocorre quando há no alimento a presença de substâncias, partículas estranhas ou microrganismos prejudiciais que não fazem parte de sua composição original, representando perigo à saúde humana. Os alimentos podem ser contaminados a partir do ambiente, das pragas, dos utensílios, dos equipamentos e principalmente dos próprios manipuladores, através de práticas inadequadas de higiene. O conhecimento das causas e a maneira de evitar contaminações é o principal meio para garantir a segurança dos alimentos”, ressaltou Mariângela.

O treinamento para as servidoras que trabalham com manipulação de alimentos será desenvolvido duas vezes ao ano pelo Departamento de Merenda Escola.