Fique por dentro das notícias de Pedreira, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 08/11/2018 - Secretaria de Esportes de Pedreira está promovendo o ‘Torneio de Futsal Santa Clara’

    A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Pedreira iniciou na quarta-feira, 7 de novembro, mais uma edição do ‘Torneio de Futsal Santa Clara’, com os jogos sendo disputados nas noites de terças, quartas e sextas-feiras, nas dependências da Quadra de Esportes ‘Waldemar Grolla’.

    Segundo informou o secretário de Esportes Valdir Carlos Volpato, as partidas são eliminatórias, com 40 minutos de duração, havendo empate a decisão vai para a cobrança de pênaltis. “Convidamos os esportistas pedreirenses para que prestigiem os jogos do Torneio Santa Clara de Futebol de Salão”, ressaltou Patão.

    Nesta sexta-feira, 9 de novembro, será disputada a segunda rodada do Torneio de Futsal com os seguintes jogos: 19 horas – C.N.B.S x Turma do Morro; 20 horas – Grêmio Chopp x Olímpia/Santa Clara; 21 horas – Absolut x Zero 19 F.C. Na terça-feira, 13 de novembro, 19 horas – Arsenal x Atlético Kobayashi; 20 horas – Lazio x Parentes; 21 horas – Ajax x LB 2 Sistemas. Encerrando a rodada, na quarta-feira, 14 de novembro, às 19 horas – Marajoara x Santa Cruz; 20 horas – Gim Fante x Janaúba; 21 horas – Soiças x San Francisco.

     

  • 08/11/2018 - Secretaria de Esportes e Clube Recreativo Vale Verde estão promovendo Torneio de Bocha

    O Clube Recreativo Vale Verde e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Pedreira, iniciaram no sábado, 3 de novembro, o tradicional Torneio de Bocha, em comemoração ao aniversário de fundação do Clube Recreativo.

    Segundo informou o secretário de Esportes Valdir Carlos Volpato, o torneio começou no último dia 03 e prossegue até 15 de novembro, quando serão disputadas as finais. “As três melhores duplas serão premiadas com troféus”, destacou Patão.

    No total 24 duplas começaram a disputa que tem jogos aos sábados, a partir das 12 horas e aos domingos, a partir das 9 horas.

  • 08/11/2018 - Secretário Estadual de Cultura esteve em Pedreira falando sobre o ProAC ICMS

    Os conselheiros municipais de Cultura João Paulo Zonzini e Edi Nascimento, solicitaram a Secretaria de Estado da Cultura, visita a Pedreira do secretário estadual Romildo Campello e sua equipe técnica, contando com o apoio do vereador Marcelinho Duó, durante visita na sede da Secretaria do Estado, quando foram atendidos pela assessora Waldirene Ricanelo.

    Nesta terça-feira, 6 de novembro, o secretário Romildo Campelo, juntamente com sua equipe, esteve em Pedreira, quando participou do Programa Faça Algo, apresentado por Cezar Camilotti no Sistema Regional de Televisão e posteriormente esteve na sede da Câmara Municipal, onde participou de uma reunião com produtores culturais, artistas, empresários autoridades e contadores de Pedreira e região.

    O prefeito municipal Hamilton Bernardes Junior esteve presente no encontro e na ocasião enfatizou aos convidados a importância de se apoiar os projetos Culturais da cidade. “Quero agradecer imensamente a presença do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, meu amigo Romildo Campelo, aos empresários, artistas e profissionais da contabilidade que atenderam o convite do Conselho Municipal de Cultura e estiveram conosco debatendo projetos para o ProAC ICMS”, ressaltou Hamilton.

    O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária. “Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais”, informou o secretário estadual de Cultura Romildo Campelo.

    A fim de garantir uma ampla distribuição dos recursos disponíveis, a legislação do ProAC ICMS estabelece limites máximos de captação para cada tipo de projeto, além de limitar também a quantidade de projetos por proponente. Para as empresas há, ainda, um limite máximo de valor a ser patrocinado, que varia percentualmente segundo o volume de impostos a recolher.

  • 08/11/2018 - ‘Projeto Sábado Feliz’ será realizado na Quadra de Esportes do Rainha da Paz

    A Prefeitura de Pedreira, através de suas secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, estará realizando no dia 10 de novembro, das 9h às 13h, o ‘Projeto Sábado Feliz’, nas dependências da Quadra Poliesportiva do Conjunto Habitacional Rainha da Paz.

    Entre as atrações destaque para Cama Elástica, Piscina de bolinhas, Tobogã, Balão Pula-Pula, palhaços, Pintura Facial, além de Algodão Doce, Pipoca e Suco, tudo de graça para a grande festa da garotada.

    O prefeito Hamilton Bernardes Junior ressalta que no “Sábado Feliz” é visível a integração de pais, amigos e as crianças. “A Caravana da Alegria reunirá as famílias para momentos de muita confraternização”, enfatiza o prefeito Hamilton Bernardes.

  • 08/11/2018 - Prefeitura de Pedreira irá construir novo Canil e Gatil Municipal

    Em dezembro de 2017, o prefeito Hamilton Bernardes Junior, acompanhado da vereadora Márcia Regina Lima Galvão, esteve participando da solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, assinando convênio com a Casa Civil, no valor de R$ 180 mil, para a implantação do novo Canil e Gatil de Pedreira.

    Nesta semana, o secretário de Obras e Vias Públicas Júlio Nóbile e a arquiteta Viviane Manzoli, apresentaram ao prefeito Hamilton Bernardes, vereadora Márcia Galvão, secretário de Planejamento Cezar Camilotti, secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart e as médicas veterinárias da Vigilância Sanitária Lilia dos Santos Gouveia Teixeira Pires e Maiara Tamires de Lima Souza, o projeto para construção do novo Canil e Gatil Municipal.

    “Este é um trabalho importante desenvolvido pela vereadora Márcia e em breve os animais que ficam perambulando pelas ruas terão um local adequado para ficarem até que sejam adotados pela população”, destacou na oportunidade o prefeito Hamilton Bernardes.

    A vereadora Márcia Galvão agradeceu o apoio do prefeito Hamilton Bernardes Junior e do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Cezar Camilotti. “Estamos trabalhando para melhorar os serviços prestados aos animais abandonados na cidade. O projeto do novo Canil e Gatil já está pronto, após os tramites necessários as obras serão iniciadas”, enfatizou na ocasião Márcia Galvão.

  • 08/11/2018 - Pedreira participa de reunião do PDUI da Região Metropolitana de Campinas sobre Desenvolvimento Econômico e Urbano + Cultura + Turismo

    O Estatuto da Metrópole, Lei Federal nº 13.089, sancionado em 2015 e modificado pela Medida Provisória nº 818 de 11 de janeiro de 2018, determina que todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras desenvolvam, até 31 de dezembro de 2021, seus Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs). Além dos conteúdos mínimos definidos nesta lei, após sua aprovação, os municípios que integram essas unidades territoriais deverão compatibilizar seus Planos Diretores Municipais às novas regras.

    O PDUI, como instrumento legal de planejamento, estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Também fixa as bases de atuação conjunta entre estados e municípios.

    O Plano deverá contribuir para o ordenamento territorial da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Ações voltadas à regulação são fundamentais em qualquer sociedade, especialmente nas grandes metrópoles que reúnem expressivas desigualdades socioeconômicas. Nesses territórios, instituir o macrozoneamento possibilita a organização das diversas áreas de interesse comum à região, e que perpassam vários municípios, a partir da pactuação de diretrizes orientadoras para ocupação do território que, ao se transformar em legislação, garantam o acesso democrático à região metropolitana.

    Entre as diretrizes estratégicas propostas para o PDUI está a estruturação de uma rede de pólos metropolitanos, para melhorar a qualidade de vida em áreas mais distantes dos centros urbanos mais consolidados. Para tanto, é necessária a implementação de programas, projetos e ações que promovam e/ou fortaleçam centros urbanos com concentração diversificada de emprego, comércio, serviços públicos e privados, habitação e equipamentos coletivos, cultura e lazer.

    A orientação da ocupação urbana, a intensificação do uso das áreas urbanizadas ociosas, a melhoria na distribuição das atividades no território, a garantia de abastecimento de água para futuras gerações, a promoção de corredores ecológicos para manter a biodiversidade e preservar os mananciais e a garantia de um marco legal construído coletivamente são diretrizes que nortearão as propostas do plano.

    A formulação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC é um desafio e uma oportunidade para implementar ações que contribuam para definir a estrutura urbana desejada para o futuro, explorando seu imenso potencial em sintonia com a diversidade e a pluralidade características do território.

    O processo de elaboração do PDUI-RMC envolve representantes do Estado e dos municípios que a integram, além de representantes da sociedade civil. Essa é a principal referência na construção de uma cidadania metropolitana, com ampla participação de todos os envolvidos.

    O PDUI deverá levar em conta o papel da RMC e do seu pólo, o município de Campinas, na Macrometrópole Paulista, bem como sua importância socioeconômica no contexto nacional. Também deverá conferir um papel central à análise da articulação intrarregional, considerando particularidades do desenvolvimento dos municípios que integram a RMC, propondo mecanismos e instrumentos que possam promover o desenvolvimento integrado das dinâmicas socioeconômicas, urbanas e ambientais em nível regional.

    Os temas estratégicos para a RMC, como a mobilidade e conectividade do território, a sustentabilidade ambiental e o ordenamento do desenvolvimento socioeconômico e urbano regional, serão desenvolvidos de forma ampla, considerando o cenário atual e as tendências de evolução, privilegiando a dimensão físico-territorial do desenvolvimento.

    O PDUI considerará propostas setoriais presentes em vários planos e aquelas constantes dos Planos Diretores municipais aprovados. O Plano deverá, ainda, criar instrumentos e mecanismos de aperfeiçoamento da gestão pública metropolitana. Para tanto, devem ser considerados aspectos relativos à sinergia das propostas e aos mecanismos para a governança metropolitana do PDUI.

    Além de firmar diretrizes e propostas expressas em lei, o plano deverá construir consensos e compromissos em torno de políticas públicas de interesse comum.

    O PDUI almeja a promoção da cidadania e identidade metropolitanas, buscando garantir a toda população o acesso à infraestrutura, equipamentos e serviços públicos e assegurar melhoria das condições de vida. Busca sensibilizar cidadãos e governantes sobre a relevância da pauta metropolitana no sentido de mobilizar a atuação conjunta de diferentes atores direcionados ao desenvolvimento regional. Pretende induzir e promover projetos de desenvolvimento metropolitano, bem como reforçar novas centralidades na RMC.

    O PDUI será a base para proposição e articulação de políticas públicas para a RMC, incluindo a alocação de recursos orçamentários, do ponto de vista interfederativo e do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano. Também será o principal instrumento para a governança interfederativa, direcionando projetos e ações para atendimento das demandas presentes e futuras voltadas ao desenvolvimento sustentável metropolitano, envolvendo solidariamente os três níveis de governo e a sociedade.

    Na data de 30 de outubro, o município de Pedreira esteve representado na reunião do PDUI da Região Metropolitana de Campinas por meio do secretário municipal de Turismo e de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Luis de Godoy, do gestor de exposições do Museu de Pedreira, Adílson Spagiari, do assessor da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luciano de Godoy e pelo secretário de Cultura, Clodoaldo Leite de Camargo.

    Segundo Spagiari, o grupo temático está dividido em sub-temas, dentre eles, Ordenamento Territorial, Economia e Eixos de Concentração de Atividades, Demografia e Governança, visto que desde o início do ano já foram realizadas várias oficinas regionais, buscando apontar diretrizes e propostas que estão sendo discutidas para serem avaliadas se devem ou não ser incorporadas ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC.

    A participação do poder público e da iniciativa privada propondo melhorias para os diversos setores que envolvem o cotidiano de mais de 3 milhões de pessoas na RMC é de fundamental importância a fim de que possam ser implantadas políticas públicas em vários setores, como educação, saúde, transportes, cultura, turismo, habitação, dentre outras que venham a favorecer a qualidade de vida de cada cidadão e proporcionando acima de tudo mais emprego na região e geração de renda e redução de problemas sociais, ressaltou Spagiari.

    Os moradores da Região Metropolitana de Campinas que desejarem incluir sugestões de melhorias nas áreas de saúde, transportes, defesa civil, segurança pública, cultura, turismo, dentre outras é só acessar a página http://www.pdui.sp.gov.br/rmc, efetuar o cadastro e indicar sua sugestão que fará parte do relatório final e será discutido em audiência pública a ser realizada em fevereiro de 2019.

  • 08/11/2018 - Prefeitura de Pedreira adquiriu novos veículos para a Secretaria Municipal de Educação

    A Prefeitura de Pedreira adquiriu dois novos veículos destinados aos trabalhos administrativos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.

    Segundo informou a secretária de Educação Mariângela Rodrigues, os novos automóveis serão usados nos serviços desenvolvidos no dia a dia da Secretaria Municipal.

    Para o prefeito Hamilton Bernardes Junior a Administração Municipal vem trabalhando para renovar a frota de veículos. “Neste mandato já compramos veículos para as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Promoção e Desenvolvimento Social, SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, além de maquinários”, enfatizou Hamilton Bernardes.

    A Prefeitura de Pedreira realizou o processo licitatório e a empresa vencedora forneceu dois veículos da marca Hyundai, modelo HB20S, na cor branca, 4 portas, motor 1.6 Flex e capacidade para 5 pessoas.

  • 08/11/2018 - Jantar Beneficente ‘Uma Noite na Itália IV’ acontece neste sábado, 10 de novembro

    Com renda em prol do SAMUCA – Serviço de Atendimento a Mulher, Crianças e ao Adolescente, estará acontecendo neste sábado, 10 de novembro, dentro da programação em comemoração aos 122 anos de Emancipação Político-Administrativa de Pedreira, o Jantar Beneficente ‘Uma Noite na Itália IV’, a partir das 20 horas, nas dependências do Ginásio de Esportes ‘Vermelhão’, do Esporte Clube Santa Sofia.

    A primeira-dama Maria Luiza Maganha Bernardes, enfatiza que os voluntários estão vendendo as adesões pelo valor de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia para crianças de 8 a 12 anos). “Uma Noite na Itália terá um delicioso cardápio, além de várias atrações para o público presente. Convido a população pedreirense para momentos de muita alegria e colaborar com SAMUCA, entidade que desenvolve um trabalho muito importante junto às crianças”, ressalta Malú.

    O cardápio será composto por saladas, antepastos e pães, Rondelli, Canelone, Bavette ao sugo, Penne a Romanesca, Polpettone, sobremesas e Café com Crustoli.

    Informações e adesões para o Jantar Beneficente ‘Uma Noite na Itália IV’, pelos telefones: 3893-3520 (SAMUCA), 99825-2889 (Claudinha) ou 99924-2050 (Maria Luiza).

  • 08/11/2018 - Missa em Ação de Graças comemorou os 122 anos de Pedreira

    Pedreira completou na quarta-feira, 31 de outubro, 122 anos de Emancipação Político-Administrativa e para comemorar esta data tão importante, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças pelo Padre Edson Luis Andretta, na Igreja Matriz de Sant’Ana.

    O prefeito Hamilton Bernardes Junior, juntamente com o vice-prefeito Fábio Polidoro, secretários, diretores, assessores, servidores municipais e fiéis católicos estiveram presentes a Santa Missa. “Pedreira comemora 122 anos e nós devemos agradecer a Deus tudo de bom que ela nos oferece. Os cidadãos que aqui nasceram e aqueles que a escolheram para viver estiveram conosco em oração”, enfatizou o prefeito Hamilton Bernardes.

  • 08/11/2018 - Escolas e Biblioteca Municipal recebem o livro ‘A história da cidade de Pedreira – Nascimento, Evolução e relatos de uma cidade empreendedora’ de Edgardo Luis Steula

    ‘A história da cidade de Pedreira – Nascimento, Evolução e Relatos de uma cidade empreendedora’, livro de autoria de Edgardo Luis Steula, foi entregue pelo seu filho Sérgio Steula, as diretoras, coordenadoras e representantes das escolas municipais e estaduais, além da Biblioteca Pública, durante solenidade realizada no Paço Municipal contando com as presenças do prefeito Hamilton Bernardes Junior, vice-prefeito Fábio Polidoro e secretária de Educação Mariângela Rodrigues.

    “É com muito orgulho que repasso exemplares do livro de meu pai, que se dedicou durante 13 anos à pesquisa de dados, levantamento de documentos e registros de fatos da história da cidade e de seu povo”, destacou na ocasião Sérgio Steula.

    O livro é composto de 12 capítulos, abordando a história da cidade desde a fase pré-emancipação e também contempla as dificuldades e desafios que surgiram com a emancipação, posto que a independência de Pedreira resultou na necessidade de se criar renda no município e dotar a cidade de estruturas até então inexistentes. Não há como deixar de se emocionar com a determinação e a luta do Tenente-Coronel João Pedro de Godoy Moreira pela emancipação, que lutou por providências, reivindicou e doou parte de seu patrimônio para a construção da infraestrutura mínima para o surgimento de nossa cidade.

    “Cada unidade escolar de Pedreira, seja municipal ou estadual, estão recebendo um exemplar do livro e a Biblioteca Pública possuirá 8 exemplares para disponibilizar a população”, informou a secretária Mariângela Rodrigues.

    A ‘Era da Porcelana’ é registrada em um capítulo específico, com o surgimento das fábricas de cerâmica e louça, trazendo riqueza e prosperidade. O livro ainda trata da migração italiana, abordando seus costumes e tudo de bom que ela trouxe para o município. A saga dos pracinhas pedreirenses também foi relatada no livro, contando inclusive com relatos das famílias e registros do autor, que foi conterrâneo e teve contato com a maioria deles. Um capítulo inteiro é dedicado à idealização, construção e também às crises pelas quais passou o Hospital Humberto Piva.

    Pedreira atualmente é conhecida nacionalmente pelo turismo comercial, mas esse turismo não nasceu por acaso: foi induzido pela administração do saudoso prefeito Hygino Amadeu Belllix que, sendo um visionário, investiu em obras que tornaram Pedreira uma atração para seus visitantes. As lojas de venda de adornos vieram em seguida, no rastro de obras como a urbanização do Morro do Cristo, construção do Teleférico, colocação do avião no Morro do Cristo, implantação do Museu, construção da marginal, dentre outras. A criação da FIP – Feira Industrial de Pedreira, que inicialmente era coordenada pela Prefeitura, deu um forte impulso ao turismo comercial.

    Há um capítulo que relaciona os intendentes, prefeitos e vereadores da cidade e um outro capítulo com um registro cronológico de fatos importantes. Dois outros maravilhosos capítulos tratam de símbolos e tradições da cidade e também das principais entidades e organizações de Pedreira, alguma delas já extintas, mas que marcaram época.

    Para o prefeito Hamilton Bernardes Junior, um dos incentivadores do autor Edgardo Steula, o livro é de extrema importância, pois registra a história de Pedreira com muitos detalhes. “Este é um momento muito especial, pois com a doação as escolas estarão disponibilizando o exemplar para pesquisa dos alunos e os professores também poderão desenvolver atividades especiais com as crianças”, enfatizou Hamilton Bernardes.

    O livro encontra-se à venda no Escritório da APAE de Pedreira pelo valor de R$ 100,00 sendo que toda a receita da venda é destinada a esta importante entidade assistencial que foi fundada e presidida durante 2 mandatos pelo autor do livro.