Fique por dentro das notícias de Pedreira, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 21/09/2018 - ORIENTAÇÃO SOBRE POMBOS

    ORIENTAÇÃO SOBRE POMBOS

     

    Pombos são aves que vivem com facilidade nas cidades, morando em edificações onde costumam fazer seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises. Causam prejuízos por danificar as estruturas dos prédios.

    Por serem simpáticos e símbolos da paz, algumas pessoas gostam de alimentá-los com restos de comida, pão, pipocas, que são alimentos inadequados e prejudicam a saúde dos animais, além de viciá-los.

     

    Como dificilmente são caçados por outros animais, sua população cresce muito rápido e o aumento de sua quantidade tornou-se um grave problema de saúde, pois, podem causar várias doenças graves que podem levar à morte ou deixar sequela, destacando-se:

     

    Salmonelose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais;

     

    Criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos;

    Histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo);

     

    Ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos;

     

    Meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.

     

    Medidas de controle:

    - Retirar ninhos e ovos;
    - Umedecer as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las;
    - Utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca ao fazer a limpeza do local onde estão as fezes;
    - Vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros;
    - Colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado;
    - Não deixar restos de alimentos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos;
    - Utilizar grampos em beirais para evitar que os pombos pousem;
    - Acondicionar corretamente o lixo em recipientes fechados;

     

    Razões para não alimentar POMBOS

     

    Tornam-se dependentes do ser humano;

    Tornam-se obesos vivendo menos e mal;

    Gera superpopulação porque se reproduzem mais vezes por ano e colocam mais ovos em cada postura;

    Competem com outras espécies diminuindo a diversidade de aves na cidade;

    Geram grandes transtornos em virtude da quantidade de fezes que eliminam nas janelas, sacadas, beirais, praças, monumentos, carros;

    Suas fezes provocam entupimento de calhas, degradação de ambientes, apodrecimentos de forros;

    As penas e penugens ocasionam doenças que afetam o sistema respiratório e alergias.

    Seus piolhos disseminam e transmitem doenças.

     

    É muito importante para nossa saúde controlar a população desses animais na comunidade, fazendo com que eles procurem locais mais adequados para viver, com alimentação correta e longe dos perigos das cidades.

    Um pombo na cidade vive em média 4 anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.

     

    SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

    VIGILÂNCIA SANITÁRIA

  • 19/09/2018 - Unidade Básica de Saúde ‘Margarida Janete Ferrari Ganzarolli’ será inaugurada no sábado, 29 de setembro

    A nova Unidade Básica de Saúde ‘Margarida Janete Ferrari Ganzarolli’, localizada na Rua José Aparecido Moretto, entre o Distrito Industrial, Jardim Marajoara e Residencial Águas de Março, será inaugurada pela Prefeitura de Pedreira no sábado, 29 de setembro, a partir das 9 horas.

    Através do Programa Estadual ‘Saúde em Ação’, estão sendo construídas 26 Unidades Básicas de Saúde na Região Metropolitana de Campinas, através de uma parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

    Segundo informou o prefeito Hamilton Bernardes Junior a nova Unidade de Saúde, vai atender os moradores dos diversos núcleos do Jardim Marajoara, Beija Flor, Triunfo, Primavera, entre outros. “Convidamos a população para a inauguração que será realizada no sábado, 29 de setembro, às 9 horas”, enfatiza o prefeito Hamilton.

    O projeto contempla também a implantação de protocolos clínicos, qualificação dos profissionais da atenção básica de saúde, organização da regulação local, entre outras ações de gestão.

  • 19/09/2018 - Secretaria de Saúde promove treinamento dos servidores da nova Unidade Básica de Saúde ‘Margarida Janete Ferrari Ganzarolli’

    A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pedreira realiza no período de 19 a 21 de setembro, treinamento aos servidores que estarão atuando na nova Unidade Básica de Saúde ‘Margarida Janete Ferrari Ganzarolli’, localizada na Rua José Aparecido Moretto, entre o Distrito Industrial, Jardim Marajoara e Residencial Águas de Março, que será inaugurada no sábado, 29 de setembro, a partir das 9 horas.

    Segundo informou a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, a Unidade de Saúde faz parte do Programa Estadual ‘Saúde em Ação’ e foi construída, mobiliada e devidamente equipada através de uma parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

    O prefeito Hamilton Bernardes Junior a nova Unidade de Saúde, vai atender os moradores dos diversos núcleos do Jardim Marajoara, Beija Flor, Triunfo, Primavera, Águas de Março, entre outros. “Convidamos a população para a inauguração que será realizada no sábado, 29 de setembro, às 9 horas”, enfatiza o prefeito Hamilton.

    O projeto contempla também a implantação de protocolos clínicos, organização da regulação local, entre outras ações de gestão.

  • 19/09/2018 - Secretaria de Educação de Pedreira publica Edital para Processo Seletivo Simplificado de Monitores para atuarem no Programa Mais Alfabetização

    A Secretaria Municipal de Educação de Pedreira divulgou nesta semana o Edital Nº 13/2018, para seleção e constituição do banco de Assistentes de Alfabetização de Voluntários para o Programa Mais Alfabetização, instituído pela Portaria nº 142 de 22 de fevereiro de 2018.

    O Programa Mais Alfabetização tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

    A seleção destina-se ao preenchimento de 2 vagas para Assistente de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização no município de Pedreira, com os seguintes critérios para a seleção: Ser brasileiro; Ter idade mínima de 18 anos, no ato da inscrição; Ter no mínimo, formação de nível médio completo; Possuir curso ou habilidade na atividade de apoio a docência.

    Podem participar do processo seletivo candidatos com o seguinte perfil: Professores alfabetizadores das redes com disponibilidade de carga horária; Estudantes de graduação, preferencialmente em pedagogia ou licenciatura; Profissionais em curso de magistério em nível médio.

    Os interessados devem efetuar inscrição na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Siqueira Campos, nº 111, centro de Pedreira, no período de 12 a 21 de setembro, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A Prova de conhecimentos básicos ocorrerá no dia 24 de setembro, das 13h às 15h. A entrevista comportamental será realizada no dia 25 de setembro, em dois horários, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Análise de Currículo comprovado, prova de conhecimentos básicos na área de alfabetização e entrevista, ocorrerá no dia 26 de setembro, das 8h às 12h, pela Comissão. Os resultados serão divulgados a partir das 13 horas no dia 26 de setembro. A atribuição está programada para o dia 27 de setembro, das 8h às 11h.

    O Assistente de Alfabetização selecionado para desenvolver as atividades de apoio ao professor alfabetizador, terá carga horária diária de 60 minutos por turma. A quantidade de turmas de cada assistente de alfabetização dependerá do tipo de unidade escolar e do planejamento da escola para a atuação do Assistente de Alfabetização. Os candidatos selecionados deverão participar de uma formação inicial para desempenho de suas atribuições, em local e data a ser definido posteriormente, ocasião em que procederão à assinatura do Termo de Adesão e Compromisso.

     

  • 19/09/2018 - Posto do Sebrae Aqui de Pedreira promoveu oficina ‘Ganhe Mercado’

    O Posto Sebrae Aqui de Pedreira, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, realizou no dia 18 de setembro, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial, a oficina ‘Ganhe Mercado’.

    “Uma boa estratégia de marketing pode ser responsável por fazer com que a empresa ganhe muito mais mercado. Mas antes de buscar conquistar o mercado, é preciso entender tudo o que está englobado nele”, destacou na ocasião a consultora do Sebrae que esteve ministrando a oficina Elita Arruda Diogo Guerreiro.

    Para o secretário Cezar Camilotti o evento teve como objetivo sensibilizar o microempreendedor para a utilização de alguns conceitos de marketing na gestão do negócio, visando o posicionamento correto da empresa no mercado e a adequação do produto no ponto, preço e promoção, de acordo com o público.

    O Posto do Sebrae Aqui de Pedreira atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Waldemar Cartarozzi, nº 111, Centro.

     

  • 19/09/2018 - SAAE de Pedreira estará realizando manutenção na Estação de Tratamento de Água neste domingo

    O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira (SAAE) através de seu Departamento de Operações, estará realizando neste domingo, 23 de setembro, mais uma etapa dos serviços de manutenção no Decantador 3 da Estação de Tratamento de Água, localizada na Rua Padre Alexandrino do Rego Barros, nº 200, Vila Santo Antonio.

    Com a execução dos trabalhos, haverá interrupção no abastecimento de água em toda a cidade das 10h às 17h. “Solicitamos aos cidadãos que economizem água durante o domingo, pois somente após esta importante manutenção estaremos novamente abastecendo o município, ressaltando que a distribuição voltará gradativamente e se chover os serviços serão cancelados”, destaca o diretor de operações do SAAE, Nelson Antônio Cremasco.

    O SAAE trabalha para garantir água para todos os moradores de Pedreira com regularidade, qualidade e segurança. Para outros esclarecimentos, a população pode entrar em contato pelo telefone: (19) 3853-3105.

  • 19/09/2018 - Secretaria de Meio Ambiente divulga cronograma do ‘Programa Municipal de Coleta Seletiva’

    A Prefeitura de Pedreira com objetivo de melhorar a eficiência da Coleta Seletiva no Município vem adotando algumas medidas como ferramenta para alavancar a coleta de materiais recicláveis.

    Nesta semana a Secretaria de Meio Ambiente divulgou o itinerário atualizado dos caminhões de Coleta Seletiva, implantando Ecopontos para facilitar que a população tenha agilidade para entrega dos materiais e também colocando o Serviço de Atendimento 156, bem como o telefone da Secretaria: (19) 3852-2596 para auxiliar a população.

    O correto é efetuar o descarte dos materiais recicláveis junto ao sistema municipal de coleta, uma vez que com isso as pessoas estão colaborando com uma cidade mais limpa, sustentável e também com 26 famílias que administram a Cooperativa Eco-Pedreira.

    Cronograma da Coleta Seletiva em Pedreira

    Segunda-feira: Santa Edwiges, Altos de Santana, Santa Rita, Prédios Morumbi, Vila Caú, Jardim Emília, Pilão, Jardim Andrade, Conjunto Habitacional Santo Antonio (Prédios), Oswaldo Teixeira de Magalhães, Conjunto Habitacional Luiz Bróglio Sobrinho (Prédios OTM).

    Terça-feira: Centro, Jardim Primavera, Shigueo Kobayashi, Vila Caú, São Pelegrino, Escola Arnaldo Rossi, Loteamento Moratori, Santa Cruz, Conjunto Habitacional Marcílio Moratori (Prédios), Jardim Alzira, Vila Santo Antonio, Portal do Limoeiro, Limoeiro e Santa Rita.

    Quarta-feira: Vila Monte Alegre, Conjunto Habitacional Dr. Silvio de Aguiar Maya (Prédios Vale Verde), Rua João Luiz Alvarenga (Vale Verde), Vila São José, Parque Bela Vista, Jardim Andrade, Jardim Santa Rosa, Corcovado, Jardim Morumbi.

    Quinta-feira: Jardim Triunfo, Jardim São Nilo, Vila Canesso, Vila Nova, Jardim São Nilo, Santa Terezinha, Jardim Andrade, Vila Santo Antonio, Santa Rita (Barbim).

    Sexta-feira: Centro, Jardim Santa Clara, Altos de Santa Clara, Jardim Ipê, Rainha da Paz, Vale Verde I e II, Jardim Panorama.

  • 19/09/2018 - PRENAT Independente divulga datas de eventos para o segundo semestre de 2018

    A Associação de Preservação da Natureza e das Tradições Culturais Independente de Pedreira (PRENAT) divulgou nesta semana as datas de dois importantes eventos que acontecerão durante este segundo semestre de 2018.

    No dia 27 de setembro, nas dependências da Câmara Municipal, serão realizadas as solenidades de premiação com a entrega de medalhas e certificados aos alunos classificados no XXXIX Concurso Anual de Prosa, Poesia, Pintura, Fotografia e Vídeo, às 9 horas e às 19h30, tendo como tema o Meio Ambiente.

    No dia 30 de setembro, está programado o XXXIX Passeio Ecológico, Ciclístico e Pedestre, saindo às 8 horas da Praça Ângelo Ferrari em direção ao bairro de Ingatuba com término previsto para as 14 horas.

  • 19/09/2018 - Prefeito Hamilton Bernardes e vice-prefeito Fábio Polidoro estiveram reunidos com os vereadores do Parlamento Jovem de Pedreira

    Os vereadores do Parlamento Jovem de Pedreira, projeto desenvolvido pela Câmara Municipal junto aos alunos de Ensino Fundamental II das escolas da Rede Estadual e Particular de Ensino, estiveram reunidos com o prefeito Hamilton Bernardes Junior e o vice-prefeito Fábio Polidoro, no Paço Municipal, acompanhados da coordenadora do projeto Ana Rita Eccel Sartori.

    Na ocasião os jovens alunos formularam perguntas ao Chefe do Executivo sobre vários setores da Administração, com destaque para a Operação Tapa Buracos, reabertura do Teatro Municipal, investimento no setor de Turismo, a ampliação dos Ecopontos, limpeza de áreas públicas, entre outras importantes questões. “Foi de grande valia este encontro com os estudantes do Parlamento Jovem, me coloco a disposição sempre que necessário, pois considero o projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de grande importância para os nossos jovens estudantes”, enfatizou o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

    Durante a visita, os vereadores do Parlamento Jovem estiveram acompanhados do vice-prefeito Fábio Polidoro, conhecendo todos os departamentos da Administração no Paço Municipal. “Parabenizo os vereadores municipais que apóiam este projeto, pois estes estudantes são o futuro de nossa querida Pedreira”, ressaltou Fábio Polidoro.

    As sessões ordinárias do Parlamento Jovem acontecem sempre na segunda segunda-feira de cada mês, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Pedreira.

  • 19/09/2018 - Orquestra Sinfônica de Campinas traz para Pedreira ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi e ‘Quatro Estações Portenhas’ de Astor Piazzolla

    A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas estará realizando apresentação em Pedreira no dia 5 de outubro, com o Projeto ‘Sinfônica Visita a RMC’, desenvolvido há alguns anos e que visa levar a música da Sinfônica de Campinas para as cidades vizinhas e as que compõem a Região Metropolitana.

    O concerto em Pedreira ocorrerá nas dependências da Igreja de Sant'Ana, a partir das 20 horas. Emerson Kretschmer se apresenta como solista e regente convidado da Sinfônica para as fantásticas obras ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi e ‘Quatro Estações Portenhas’ de Astor Piazzolla.

    Emerson graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas classes dos professores Hella Frank e Marcello Guerchfeld, teve aulas com o violinista Fernando Hasaj em Montevidéu e especializou-se na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo (Áustria). Tem atuado como solista em várias orquestras, entre elas a própria Ospa, a de Câmara da Ulbra, a da Unisinos e a Sinfônica de Caxias do Sul. Participou das gravações de vários CDs, bem como das trilhas sonoras dos filmes ‘Concerto Campestre’ e ‘Sal de Prata’. Realizou turnê pela Europa como integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Salzburgo, participando de um registro fonográfico na Alemanha. Em 2006, em turnê pela Argentina, recebeu nota máxima do crítico Héctor Coda, que escreveu no Jornal La Nación. “Com um arco seguro e com um som maravilhoso, o solista desempenhou uma performance ao nível dos grandes solistas”. No mesmo ano, ganhou o concurso para spalla da Ospa. Ocupa também o posto de spalla da Orquestra de Câmara da Ulbra.

    O programa apresenta duas obras geniais, uma das obras mais importantes do período barroco, ‘As Quatro Estações' do italiano Antonio Vivaldi, que nasceu em Veneza em 4 de março de 1678 e morreu em Viena em 28 de julho de 1741 e a seguinte também sobre o mesmo tema, mas contemporânea, ‘Quatro Estações Portenhas’ do argentino Astor Piazzolla que nasceu em Mar del Plata em de março de 1921 e morreu em Buenos Aires em 1992.

    ‘As Quatro Estações’ é composta por quatro concertos para violino e orquestra, especificando nitidamente cada uma das estações. A obra foi publicada em 1725 e fez com que Vivaldi ficasse conhecido do grande público. Antonio Lucio Vivaldi era o mais velho de sete irmãos. Seu pai era barbeiro e também um talentoso violinista, alguns chegaram a considerá-lo como um virtuose do instrumento. Depois de iniciar o primogênito na música, matriculou-o, ainda pequeno, na Capela Ducal de São Marcos, para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais e induziu-o a estudar Teologia. Em 1703, aos 25 anos, Vivaldi foi ordenado padre. Mas um ano depois abandonou as missas para dedicar-se apenas à música. Permaneceu padre, trabalhava para a igreja, apenas não rezava missas.

    Já a composição ‘Quatro Estações Portenhas’ é um conjunto de composições de Astor Piazzola originalmente concebidas como composições separadas e é frequentemente interpretada no mesmo concerto com ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi, exatamente para se fazer um contraponto moderno dessa composição do período barroco. O nome porteño refere-se aos habitantes da cidade de Buenos Aires pelo que esta obra pretende ilustrar os sentimentos dos habitantes da capital da Argentina às várias estações do ano.

    Astor Piazzolla, argentino que revolucionou o tango, compôs as ‘Quatro Estações Portenhas’ entre 1965 e 1970, originalmente para violino, guitarra elétrica, piano, baixo e bandoneon. Ele se inspirou na obra de Vivaldi. No entanto, o som de Piazzolla apresenta uma atmosfera latina, melancólica e vigorosa que transformou, aos ouvidos do mundo, a sua música como um sinônimo da música argentina. Os quatro tangos desta obra foram compostos separadamente. Piazzolla não pensava em compor uma suíte em quatro movimentos. O Verão foi composto em 1964, como trilha de uma peça de teatro, o Outono em 1969, a Primavera e o Inverno em 1970. Inspirava-se em Bártok e Stravinsky e no jazz. Entre 1996-1998, o compositor russo Leonid Desyatnikov reorquestrou os quatro movimentos da obra, convertendo cada um deles em peças de três seções, tornando mais clara a ligação entre a obra de Piazzolla e a de Vivaldi. O solo de violino foi rearranjado para orquestra de cordas e em cada um dos movimentos incluiu várias citações do original de Vivaldi. Hoje normalmente é considerado o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX.