Fique por dentro das notícias de Pedreira, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 21/03/2019 - Prefeitura de Pedreira realiza Operação Tapa Buracos em bairros e região central

    A Prefeitura Municipal de Pedreira, através da Secretaria de Obras e Vias Públicas desenvolveu Operação Tapa-Buracos, em ruas da Vila Canesso e região central.

    O Prefeito Hamilton Bernardes Junior destaca que os trabalhos estão sendo realizados nas principais ruas do centro que registram grande tráfego de veículos e também nos bairros. “Uma equipe trabalha especificamente para realizar os serviços de tapa buracos que tanto incomodam os motoristas”, ressalta Bernardes.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 21/03/2019 - Prefeitura de Pedreira estará promovendo a “1ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo”

    Com o tema “A conscientização que gera inclusão”, a Prefeitura de Pedreira estará promovendo, no período de 8 a 13 de abril, a “1ª Semana de Conscientização”, com o objetivo de ressaltar o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, celebrado mundialmente em 2 de abril.

    Segundo destacou a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, com a 1ª Semana de Conscientização, a população será informada sobre a complexidade do Autismo, através de palestras, orientações a familiares, atividades recreativas na Praça Ângelo Ferrari, capacitação e orientação aos profissionais da área de saúde e educação da Rede Pública Municipal.

    A organização será das secretarias municipais de Saúde e de Educação, contando com o apoio do Núcleo de Atenção Especial às Crianças e Adolescentes de Pedreira (NAECAP). “A 1ª Semana Municipal de Conscientização é o marco inicial no município para adoção de políticas públicas, de forma cooperada, nas áreas de saúde e educação, voltadas à inclusão social e o desenvolvimento de crianças que necessitam de um acompanhamento especial por parte dos órgãos públicos”, ressaltou o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

    A programação terá início na segunda-feira, 8 de abril e na terça-feira, com palestra para Capacitação profissionais de saúde sobre Autismo; Quarta-feira, dia 9, Capacitação para profissionais da Rede Municipal de Ensino; Sábado, 13 de abril, Caminhada Simbólica a Praça Ângelo Ferrari que terá o evento “Sábado Azul”, com brinquedos, suco e pipoca, sendo distribuídas gratuitamente.

    As principais características do autismo, utilizadas inclusive para diagnósticos, são chamadas de tríade de comprometimento: prejuízos na interação social, no processo de comunicação e na imaginação, além da presença de comportamentos repetitivos. Essa “tríade” faz com que os autistas geralmente tenham dificuldade em imitar gestos alheios e em entender metáforas. Eles costumam apresentar também isolamento social, aversão a determinados sons, preocupação exagerada com coisas consideradas insignificantes e falta de empatia.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 21/03/2019 - Secretaria de Saúde de Pedreira recebe novos veículos para transporte de pacientes, vacinas e malotes de exames

    O ex-deputado federal Antonio Goulart atendendo solicitação do vereador Antônio Ganzarolli Filho, viabilizou através de Emenda Parlamentar, dois novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Pedreira.

    Segundo informou a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, os novos automóveis serão usados para o transporte de pacientes as unidades de saúde e malotes de exames. “Um dos veículos irá viajar diariamente para cidade da região levando e trazendo vacinas e exames para a população, outro ficará para o transporte de pacientes até os postos e Central de Saúde”, enfatizou a secretária Ana Lúcia que recebeu os automóveis acompanhada do vereador Toninho Ganzarolli e do presidente do Diretório Municipal do PSD de Pedreira Vagner dos Santos.

    Para o vereador Antônio Ganzarolli Filho todo investimento realizado na Saúde beneficia diretamente a população. “Meu muito obrigado ao ex-deputado Antônio Goulart que atendeu meu pedido e por Emenda Parlamentar garantiu estes novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde”, conclui Ganzarolli.

    A Prefeitura de Pedreira realizou o processo licitatório e a empresa vencedora forneceu dois veículos da marca Toyota Etios 1.3 Hatch, cor Branca, ano 2019.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 21/03/2019 - Santa Sofia Masters e Ponte Preta estarão jogando amistosamente neste sábado, 23 de março

    Em comemoração aos 80 anos de fundação do Esporte Clube Santa Sofia e contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreira e do Programa NG Esportes, será disputado neste sábado, 23 de março, às 10 horas, jogo amistoso entre as equipes do Santa Sofia Masters e a Ponte Preta de Campinas, nas dependências do Conjunto Poliesportivo Dr. Silvio de Aguiar Maya.

    Antecedendo ao jogo principal serão disputadas partidas entre as equipes do Santa Sofia e Franquia Ponte Preta, pelas categorias Baby Fut Sub-7 e Sub-9.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 21/03/2019 - SAAE Pedreira perfura Poço Artesiano para atender “Residencial Vida Nova”

    O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira está realizando a perfuração de um Poço Artesiano na Estrada Municipal Hamilton Bernardes, proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto, com o objetivo de garantir o fornecimento de água aos moradores do Residencial Vida Nova.

    Segundo informou o prefeito Hamilton Bernardes Junior que acompanhando do engenheiro Sérgio Marcos Pinto esteve verificando os serviços. “Achamos água de qualidade a 240 metros de profundidade, com uma vazão de 10 mil litros, em breve estaremos instalando uma bomba e construindo 300 metros de rede para levar água até “Residencial Vida Nova”, enfatizou o prefeito Hamilton.

    Durante o ano de 2019, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira estará investindo cerca de R$ 16 milhões em projetos que garantirão o abastecimento da cidade.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 21/03/2019 - Projeto “Cidadania Jovem” capacita monitores em Pedreira

    A equipe pedagógica do Cidadania Jovem realizou, no último final de semana, a capacitação presencial dos interessados em atuar como monitores do projeto com adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social em Pedreira.

    O evento foi nas dependências da Câmara Municipal e registrou uma adesão surpreendente com mais de 50 inscritos, entre eles estudantes universitários e profissionais de nível superior em busca de novos conhecimentos.

    A capacitação foi iniciada na noite de sexta-feira, 15 de março, e se estendeu por todo o sábado, dia 16, totalizando 12 horas. Para começar, as pedagogas Maria Helena Nogueira de Sá, Maria Helena Pereira Dias e Cláudia Chebabi apresentaram o projeto, que tem o objetivo de contribuir para a formação integral de adolescentes de 12 a 15 anos de idade e é desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), em parceria com a Bayer e com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

    Ao longo da capacitação, as pedagogas falaram sobre o que é a adolescência e as mudanças físicas e psicossoais que surgem nessa fase da vida, trazendo a discussão sobre a relevância do papel do educador na transferência de valores fundamentais ao cidadão, as resoluções de conflitos e as formas de condução das oficinas, que devem ser dinâmicas e prazerosas para manter o interesse dos adolescentes e permitir o exercício de vivências que promovam o protagonismo juvenil.

    Os participantes formaram grupos, trocaram idéias e apresentaram projetos de oficinas de trabalho para a equipe pedagógica, que agora fará uma avaliação cuidadosa da participação de cada um para montar o banco de monitores de Pedreira. “Foi muito bom, eles se envolveram bastante, a parte prática respondeu bem à parte teórica. São jovens interessados e criativos, tiveram idéias inesperadas”, disse a pedagoga Maria Helena Pereira Dias.

    Como o projeto terá duração de 10 meses, com oficinas para os adolescentes todos os sábados, na Escola Municipal ‘Dr. Airton Policarpo’ os monitores serão chamados aos poucos, de acordo com a disponibilidade de cada um e as características do trabalho que pretendem desenvolver. Os monitores terão ainda mais duas capacitações de 20 horas cada uma na modalidade de Educação a Distância, além de acompanhamento e avaliações periódicas ao longo de todo o projeto.

    Encarregado de atrair os adolescentes para o projeto e coordenar o trabalho dos monitores em Pedreira, o psicólogo Leandro de Moura Godoy comentou os resultados da capacitação: “Gostei do número e da qualidade dos participantes. Com certeza o projeto fará toda a diferença não só para os adolescentes que serão beneficiados, mas também para os monitores, porque essa formação é uma experiência que vai se multiplicar.”

    O Cidadania Jovem será desenvolvido em outros quatro municípios brasileiros. Demerval Lobão, no Piauí, e Cascavel, no Paraná, já confirmaram a adesão. As prefeituras contribuem cedendo espaço físico para as oficinas e alimentação para os participantes.

    Em Pedreira, as autoridades se mostram empenhadas no projeto. Além do presidente da casa, Jayro Gouveia Goulart Filho, estiveram na Câmara, durante a capacitação, os titulares das secretarias municipais de Saúde, Ana Lúcia Nieri Goulart, e da Promoção Social, Alessandro Godoy.

    Na tarde de sábado, o prefeito Hamilton Bernardes Júnior acompanhou boa parte dos trabalhos e falou sobre os desafios do projeto desejando sucesso aos monitores. “Há muita falta de esperança na sociedade. Precisamos mostrar caminhos, dar expectativas e sonhos para o desenvolvimento dos jovens, para a felicidade das pessoas. Esse projeto é só um primeiro passo, mas vai se multiplicar e pode transformar muitas vidas”, avaliou Bernardes.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 21/03/2019 - Prefeito Hamilton Bernardes Junior indefere requerimento do DAEE e mantém embargo as obras da Barragem Pedreira

    Em 5 de fevereiro, o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, determinou o embargo das obras denominada “Barragem Pedreira”, de propriedade do DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo. O Decreto foi editado após a edição da Indicação nº 09/2019, da Câmara Municipal de Pedreira.

    O Decreto teve ainda os seguintes fundamentos: A resolução nº 237/97 do CONAMA exige que no procedimento de licenciamento ambiental deverá constar, obrigatoriamente, a certidão da Prefeitura Municipal, declarando que o local e o tipo de empreendimento ou atividade estão em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo e, quando for o caso, a autorização para supressão de vegetação e a outorga para o uso da água, emitidas pelos órgãos competentes. Considerando que o Município se limitou a emitir certidão atestando que não dispõe de Lei do Uso do Solo, providência que não atende ao que prevê a resolução nº 237/97 do CONOMA. Considerando que a emissão da Certidão pelo Município não foi precedida de audiências públicas e que não houve emissão de qualquer alvará ou licença para instalação da barragem por parte do Município e que a emissão da Licença Ambiental de Instalação não dispensa nem substitui quaisquer alvarás, licenças, autorizações ou certidões de qualquer natureza, exigidos pela legislação municipal, conforme observação contida na Licença Ambiental de Instalação nº 2557, emitida em 28 de dezembro de 2018, pela CETESB. Considerando que o empreendimento é enquadrado na categoria de Dano Potencial Associado Alto, que a segurança de uma barragem deve ser considerada nas suas fases de planejamento, projeto e construção, com a população sendo informada e estimulada a participar das ações preventivas e emergenciais, com a fiscalização de segurança da barragem cabe a todos os órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente.

    A Declaração emitida nos autos do Processo Administrativo Nº 4341/2018 determinou que os projetos detalhados, os planos de execução e as exigências técnicas deveriam ser apreciados pelos setores desta municipalidade de conformidade com as legislações Estadual, Municipal e Federal, providência que não se realizou. Até o momento não foram apresentados os planos de Segurança de Barragem, de Ação de Emergência, de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial. Não houve estudo prévio dos impactos sociais e na infraestrutura urbana da Barragem, o conjunto de serviços básicos indispensáveis a cidade, como abastecimento e distribuição de água, gás, energia elétrica, rede telefônica, serviços básicos de saneamento, transporte público, escolas, acesso a saúde e outros.

    “Até o momento não há notícia de qualquer requerimento da proprietária do empreendimento postulando a emissão de autorização ou licença para executar a obra no Município. A Licença Ambiental de Instalação não dispensa nem substitui qualquer alvará, licença, autorização ou certidão de qualquer natureza, exigidos pela Legislação Municipal, conforme observação contida na Licença Ambiental de Instalação, emitida em 2018, pela CETESB”, enfatiza o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

    Diante de todo o exposto o prefeito Hamilton Bernardes Junior indefiriu o Requerimento do DAEE, mantendo o embargo da obra, encaminhando ao Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo a Notificação e o Relatório de Visita, além de também encaminhar o expediente à Procuradoria do Município para ajuizamento com o objetivo de fazer cessar qualquer obra pelo DAEE, pelo Poder Judiciário, nos termos do que dispõe o Código de Obras do Município.

     

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 21/03/2019 - Parentes está disputando o Campeonato Regional de Futebol Amador

    No último domingo, dia 17, em mais uma rodada do 5º Campeonato Regional de Futebol Amador, a equipe dos Parentes venceu por 3 a 2 o time do Audax.

    Neste domingo, 24 de março, no Estádio Municipal Wanderlei José Vicentin, às 10h30, os Parentes estarão enfrentando a equipe do Laranjeira da cidade de Artur Nogueira.

    “Convidamos os torcedores e os admiradores do bom futebol para que estejam no Estádio Municipal e apóiem os Parentes em mais uma rodada do Campeonato Regional”, destacou Patão, secretário municipal de Esportes, lembrando que a equipe pedreirense recebe apoio da Prefeitura de Pedreira.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

     

  • 21/03/2019 - Carnaval atrai turistas da Croácia e mais de 600 visitantes aos Museus de Pedreira

    Durante o período de Carnaval de 1º a 5 de março, os Museus de Pedreira, de acordo com o levantamento feito pelo gestor de exposições Adílson Spagiari, receberam mais de 600 visitantes.

    Na sexta-feira, 1º de março, turistas dos estados de São Paulo, Paraná e de cidades das regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo estiveram nos Museus. No sábado, 2, Dia Nacional do Turismo, turistas dos estados do Paraná, São Paulo, de cidades do Circuito das Águas Paulista e de cidades das regiões metropolitanas. No domingo, dia 3, turistas internacionais vindos de Zagreb (Croácia) e dos estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na segunda-feira, 4 de março, foi registrada a caravana de Natal (RN), composta por 25 pessoas, além de turistas vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e moradores de cidades da região. Na terça-feira de Carnaval, turistas dos estados de São Paulo, Goiás, Alagoas, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, moradores de Pedreira e de cidades da RMC e da RMSP.

    Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, nº 102.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 21/03/2019 - Malha de Pedreira vence Mogi Guaçu pelo Campeonato Regional da Federação Paulista

    A equipe de Malha de Pedreira está disputando o Campeonato Regional de Malha, organizado pela Federação Paulista, competição que a equipe pedreirense conquistou o vice-campeonato em 2018.

    No último domingo, 17 de março, a Malha de Pedreira recebeu no Centro de Lazer do Trabalhador Dario Gomes de Oliveira, na Vila Monte Alegre, a equipe de Mogi Guaçu e venceu por 2 a 0.

    No domingo, 24 de março, a Malha de Pedreira estará enfrentando o time de Rio Claro, a partir das 9 horas, na cidade do adversário.

    Segundo informou o secretário municipal de Esportes, Valdir Carlos Volpato, o Campeonato Regional é coordenado pela Liga Desportiva de Araras, que apontará duas equipes para a fase Estadual. A competição reúne as equipes de Pedreira, Araras, Limeira, Santa Gertrudes, Rio Claro, Cosmópolis, Amparo, Mogi Guaçu, Cordeirópolis e São João da Boa Vista.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP