Alunos do NEPEP participam de Simpósio Internacional da USP

Pioneiro na cidade de Pedreira, o Programa de Pré-Iniciação Científica proporciona a alunos do Ensino Médio de escolas estaduais e particulares, a oportunidade de convívio em um ambiente acadêmico e um primeiro contato com a pesquisa científica.

Esse projeto é uma iniciativa que cria condições para que os alunos participem de projetos de pesquisa nas áreas de Linguagens e Códigos e Matemática (agrupados pela Universidade de São Paulo em: exatas, biológicas e humanas), acompanham atividades e convivem com procedimentos e metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo, assim, oportunidades de formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e incentivo ao preparo para a vida profissional.

A Pré-Iniciação Científica visa aproximar a realidade acadêmica ao cotidiano dos alunos. Desse modo, cada um dos estudantesdesenvolve um projeto de pesquisa assistido pelo Professor Dr. Orlando Stanley Juriaans, Professora Luciane Sandrini Dias e pelo Mestrando Thiago Beira Beligni.

A USP reconhece o NEPEP como seu laboratório e isso possibilita que os alunos selecionados realizem a maior parte de suas pesquisas no Município, sem a necessidade de se deslocarem para o campus da USP em São Paulo. Com isso, o Professor Dr. Orlando Stanley Juriaans pode submeter um projeto de pesquisa à aprovação da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de SãoPaulo.

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo – SIICUSP – é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes. O Simpósio  Internacional ocorreu no dia 23 de setembro, e é importante ressaltar que os alunos estão cursando o Ensino Médio.

O NEPEP participou do Simpósio, com os seguintes trabalhos científicos:

Evolução do Preço da Cesta Básica em Pedreira, pelos alunos Heloísa Pereira Ferreira, João Pedro Dadário e Julia Beatriz N. Darsan; Modelagem SIR do R0 durante a Pandemia da COVID-19, pelos alunos: Eleonora X. P. da Silva, Isabel Konstantinovas e Pedro Filipi M.Marcato; Desenvolvimento de Algoritmo de cristografia RSA em Linguagem Python dos alunos: Júlia S. Quinquiolo, Ana Beatriz F. de Souza e Guilherme Panigassi.

O NEPEP – Núcleo de Estdos e Pesquisa em Educação de Pedreira – conta com o apoio da Administração Municipal através de sua Secretaria de Educação.

GLAUCO MAZZETTO

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.