Alistamento Militar Obrigatório deve ser realizado até a segunda-feira, 30 de junho

O Alistamento Militar dos jovens que completam 18 anos em 2025 está em desenvolvimento e é obrigatório, pela primeira vez, também pode ser feito pelas mulheres. Todos os jovens nascidos em 2007, ou seja, que completam 18 anos em 2025, deverão se alistar até o dia 30 de junho de 2025.
O Alistamento Militar é realizado de maneira rápida, segura e prática, exclusivamente, através do site: http:// www.alistamento.eb.mil.br e para a inscrição online, é necessário ter em mãos o CPF, Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço com o novo CEP, Endereço de e-mail e Telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar, para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.
Para quem não tem acesso a um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por um Telefone Celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas iOS e Android. A documentação é a mesma para ambos os casos. Saliente-se que jovens nascidos em anos anteriores a 2007 somente poderão se alistar de forma presencial. Para isso, é necessário comparecer à sede da Junta de Serviço Militar, portando os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento, Comprovante de Endereço, Número de celular próprio e e-mail particular.
O atendimento presencial também é para casos especiais, como: jovens que forem arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação é necessário apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e apresentar documentos que comprovem sua condição. Outra situação é para os jovens com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa, a "pessoa com deficiência (PcD)”, entregará requerimento pedindo isenção do Serviço Militar, levando atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças". Caso a pessoa não tenha condição de comparecer à Junta do Serviço Militar, por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador, mediante procuração lavrada em Cartório.
A 115ª Junta Militar de Pedreira funciona no prédio do Acessa Pedreira, situado junto ao Terminal Rodoviário, na Rua Miguel Sarkis, telefone: (19) 3852-3429, Parque Industrial e que atende de segunda a sexta, das 8h às 17h. Vale lembrar, que além de uma multa, quem não realizar o Alistamento no período correto, fica em débito com o Serviço Militar e não poderá: Obter ou prorrogar validade do passaporte; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em Instituição, Empresa ou Associação oficial; Assinar contrato com os Governos Federal, Estadual, de Territórios ou Municípios; Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Pela primeira vez, mulheres que completam 18 anos poderão se alistar nas Forças Armadas voluntariamente, algo inédito no Brasil. Apesar de não ser obrigatório, ele tem atraído grande procura da população feminina, desde o começo das inscrições. Estão sendo ofertadas 1.500 vagas, sendo que o recrutamento é em 2025 e a incorporação será partir de 2026, com duração de 12 meses até o prazo máximo de oito anos.
Após o Alistamento, será realizada a Seleção e, depois, a Incorporação das candidatas. Para as mulheres, o Serviço Militar se torna obrigatório a partir do momento da incorporação. Dessa forma, torna-se obrigatório cumprir o período de um ano. Após o cumprimento do Serviço Militar pelo período de um ano, as primeiras mulheres receberão o Certificado de Reservista no Brasil. Elas e eles estarão aptos a atender a uma convocação em caso de guerra.
GLAUCO MAZZETTO
DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP