Barragens Pedreira e Duas Pontes têm ação socioambiental e criam o Bosque dos Funcionários

Barragens Pedreira e Duas Pontes têm ação socioambiental e criam o Bosque dos Funcionários

Dando continuidade às celebrações do Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, as equipes de Comunicação e do Meio Ambiente das Barragem Duas Pontes-Amparo e Pedreira, promoveram a atividade do projeto de plantio de mudas intitulado “Bosque dos funcionários - Quem constrói também planta!”. A ação tem como principal apelo fazer com que cada funcionário plante, cultive e adote sua árvore, que fará parte da futura APP – Área de Proteção Permanente. O projeto teve início na semana do meio ambiente (junho/21), com o cadastro dos colaboradores interessados na atividade, reserva da área e o resgate de mudas nativas para serem transplantadas.  

 O plantio só foi possível com apoio de técnicos e especialistas que compõe o time dos Programas Ambientais, que prioriza a construção de uma sociedade com visão de preservação para gerações futuras, em especial com cuidados voltados ao Meio Ambiente. Vale ressaltar que a ação faz parte dos 27 Programas Socioambientais, entre eles, o Programa de Controle Ambiental das Obras e o Programa de Educação Ambiental – PEA.

Na Barragem Pedreira, 80 funcionários plantaram suas mudas em local determinado, localizado ao lado da carpintaria do empreendimento. Na Barragem Duas Pontes, em Amparo, a área de plantio escolhida foi próxima do sismógrafo e EMA - Estação Meteorológica, atendendo a uma das propostas do PACUERA – Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial - sendo uma trilha de acesso para que futuramente as pessoas possam reconhecer o local onde plantaram suas mudas.  

Dentre as espécies cultivadas em ambas as Barragens, estão: Pau-viola, Algodoeiro, Aroeira Pimenteira, Ipê-amarelo, Canafístula, Pau Jacaré, Jacarandá Paulista, Jequitibá, Jatobá, Canelinha, Pata-de-Vaca, Ingá-do-Brejo, Paineira Rosa, Cedro Canjerana e Embaúba do Brejo. 

As atividades foram acompanhadas pela equipe multidisciplinar de cada empreendimento, considerando todas as especificações para o plantio, como medida e profundidade corretas da cova, manuseio da muda, momento de rega e de cobertura com terra, além de outros cuidados necessários para a plantinha crescer e se transformar numa exuberante árvore nativa.  

Vale ressaltar que o projeto não se limitará as comemorações do Dia Da Árvore, terá continuidade até o final da obra. Segundo a equipe de meio ambiente, a ideia é estender o projeto para que todos os funcionários possam participar. O objetivo é homenagear os colaboradores que dedicam o seu trabalho e desta forma, fazer parte da história das barragens. Porque, além de contribuir com o meio ambiente onde vivem, será uma forma de deixar a sua marca na obra e, principalmente, o seu legado para as futuras gerações.

 

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP