Secretaria de Saúde de Pedreira realiza Campanha para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Pedreira iniciou na sexta-feira, 1º de outubro, a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente/2021. Iniciativa do Ministério da Saúde, a Campanha segue até 29 de outubro, tendo “Dia D” de Mobilização Nacional, para fortalecimento da vacinação em 16 de outubro.

Em nota técnica sobre a Campanha, o Ministério da Saúde ressaltou a importância da vacinação de rotina de crianças e adolescentes, apontando que nos últimos anos o Brasil não tem atingido coberturas vacinais adequadas e que, em razão disso, há o risco de reintrodução de doenças como Sarampo, Rubéola, Poliomielite, dentre outras.

Segundo a secretária de Saúde de Pedreira, Ana Lúcia Nieri Goulart, o objetivo da Campanha é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e contribuir para o controle e eliminação de agravos imunopreveníveis.

A Campanha em Pedreira vem sendo desenvolvida em todas as salas de vacina dos Postos de Saúde. “Os pais ou responsáveis devem comparecer nas unidades para que seja feita a avaliação da situação vacinal e atualização do esquema de vacinação, se necessário”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Isabel Cristina dos Santos Lima.

Importante destacar que o calendário básico de vacinação sofre alterações e, portanto, é necessário que os pais ou responsáveis estejam atentos para não perder a oportunidade de imunizar os seus filhos.