Barragens Pedreira e Duas Pontes realizam reunião para formação de Comitê de Acompanhamento das Obras dos Empreendimentos

Barragens Pedreira e Duas Pontes realizam reunião para formação de Comitê de Acompanhamento das Obras dos Empreendimentos

Com o intuito de promover um canal de comunicação entre o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a população das cidades de Pedreira e Amparo, aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto, a 1ª reunião para formação do Comitê de Andamento das Obras das Barragens Pedreira e Duas Pontes.

O objetivo dos Comitês é convocar representantes das cidades a participarem mais ativamente do andamento das obras dos empreendimentos. Através desses comitês será possível captar as percepções, dúvidas e expectativas da população de forma clara e objetiva, além da efetiva aproximação junto às comunidades locais, associações, políticos, ONGs e formadores de opinião, proporcionando um relacionamento transparente no que diz respeito às barragens e todo o trabalho executado, seja na preservação do Meio Ambiente, benefícios, impactos, andamento e finalização das obras. As reuniões serão realizadas bimestralmente para cada Barragem separadamente.

No dia 11 de agosto, aconteceu a reunião na Barragem Pedreira, no canteiro de obras do empreendimento, com presença de cerca de 35 participantes, entre equipe e convidados. Estiveram presentes vereadores, representantes das Prefeituras de Campinas e Pedreira, membros da CONGEAPA (Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Campinas), representantes do Comitê PCJ, Fundação Florestal, Defesa Civil, entre outras entidades da cidade de Pedreira.

Em 12 de agosto foi à vez da apresentação e reunião na Barragem Duas Pontes, em Amparo, que também aconteceu no canteiro de obras do empreendimento. Na ocasião compareceram cerca de 20 pessoas entre convidados e equipe organizadora. Vereadores, Defesa Civil, Guarda Civil, Comitê PCJ, entre outras entidades que representam a cidade de Amparo também estiveram presentes.

Em ambas reuniões foi apresentado um vídeo com o Superintendente do DAEE, Francisco Loducca, agradecendo a presença de todos, ressaltando a importância da formação dos Comitês e evidenciando os benefícios dos reservatórios para as cidades. Na sequência, engenheiros e arquitetos do DAEE apresentaram um vídeo explicativo traçando uma visão geral sobre cada empreendimento. Após a sessão de perguntas e respostas, os participantes tiveram a oportunidade de fazer um tour nos empreendimentos, onde conheceram as estações climáticas já instaladas, além de visualizarem as obras.

Vale ressaltar que além de promover diálogo e eventuais parcerias, o Comitê é um importante instrumento para gerir demandas e para o DAEE ter uma compreensão mais fiel das necessidades e perspectivas das diferentes partes interessadas.

 

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP