Prefeitura Municipal homenageou os Pracinhas Pedreirenses

Os pracinhas de Pedreira, Caetano Vicentini, Casto Cáu, Fernando Cassaro, José Maria Lopes e João Bacarelli, foram homenageados em solenidade comemorativa aos 77 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, realizada na noite da terça-feira, 10 de maio, nas dependências da Praça Santana.

Autoridades, familiares e população participaram primeiramente da Missa em Ação de Graças, celebrada na Igreja Matriz de Sant’Ana, posteriormente, se dirigiram até a Praça onde aconteceram as atividades especiais.

Nesta edição do evento, o prefeito Fábio Polidoro recepcionou o Tenente Oliveira, representante da Companhia de Comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Campinas, Tenente Simões, representando o Comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha de Jundiaí, Subtenente Luis Antonio Benites Ajala, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-093 “José Alberto de Camargo” de Pedreira, secretário interino de Cultura Clodoaldo Leite de Camargo, secretária de Educação Mariângela de Oliveira Rodrigues, secretário de Esportes Valdir Carlos Volpato, secretário de Administração e Recursos Humanos Sérgio Aparecido de Santi, secretário de Governo Antonio Carlos Felipe da Silva, presidente do 21º Núcleo de Correspondência Professor Arnaldo Rossi (MMDC) Walfrides Antonio Poloni, vice-presidente da Associação dos ex-combatentes de Campinas José Francisco Piazon, representantes da Associação dos Antigos Integrantes do 5º G-CAM, familiares dos Pracinhas e população em geral.

A Corporação Musical Santana, regida pelo maestro Antonio Carlos, esteve abrilhantando o evento, juntamente com os atiradores do Tiro de Guerra 02-093 de Pedreira. “Pedreira tem, nas últimas décadas, relembrado esta data, para que os jovens não se esqueçam do heroísmo de seus conterrâneos. Eles lutaram pela liberdade e muitos deixaram a sua vida nos campos da Itália. Eles motivaram um novo Brasil. Despertaram a nossa gente para um novo futuro”, destacou na ocasião o prefeito Fábio Polidoro.

Em nome dos familiares dos pracinhas, João Carlos Baccareli, filho do ex-combatente João Baccareli, lembrou que muitos, talvez desconheçam essa importante data. É um Dia Especial, dedicado aos verdadeiros heróis. Foram 25.334 brasileiros, que em julho de 1944 seguiram para a Itália. “Não podemos, jamais nos esquecer de tudo aquilo que aconteceu no passado. Da entrega, da luta, para que hoje possamos dar valor irrestrito a liberdade e a democracia”, ressaltou.

O tenente Oliveira da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, enfatizou que o valoroso Pracinha Brasileiro mostrou o valor de nossa gente. “Sem experiência de combate, adaptou-se rapidamente à guerra, num ambiente desfavorável, lutando na neve, no frio, na lama. Dentro das trincheiras, enfrentou as balas e as bombas inimigas. Para desalojar o alemão das suas posições fortificadas, atacou, com coragem e heroísmo, sem temer a morte. Mostrou que na guerra foi valente e destemido. Combateu durante 239 dias, sem parar. Fez mais de 20 mil prisioneiros. Infelizmente 465 soldados brasileiros morreram em combate”, lembrou.

As homenagens foram encerradas com a Canção dos Expedicionários executada pela Corporação Musical Santana, em seguida, uma Coroa de Flores foi levada pelas autoridades municipais, do Exército e Guarda Municipal até o Monumento dos Expedicionários, localizado na Vila São José.