Turistas da Rússia, Venezuela, Argentina e de 10 estados visitaram os Museus de Pedreira em fevereiro

Na terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, os Museus de Pedreira receberam turistas vindos da Rússia, visto ainda que o público internacional esteve também neste mês representado por turistas provenientes da Venezuela e da Argentina.

Já o público nacional foi representado por turistas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Mato Grosso, além de moradores de Pedreira e de cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

Entre janeiro e fevereiro, o público internacional foi representado por turistas de dez países: Chile, Argentina, Uruguai, Japão, México, Estados Unidos, Itália, Espanha, Rússia e Venezuela. Em 2017, os Museus de Pedreira receberam público internacional vindos de 26 países.

Segundo dados da Embratur, até março, o verão brasileiro deve atrair cerca de 3,5 milhões de turistas estrangeiros, aumentando em 11% em comparação a 2016, com 360 mil turistas a mais visitando o Brasil nesse período. Em dezembro, o número de vôos internacionais para o Brasil cresceu 8,5%. Cerca de 2 milhões de argentinos devem curtir o verão no Brasil. Paraguai, Chile e Uruguai completam o ranking de maiores emissores para o Brasil, totalizando cerca de 2,3 milhões de turistas latino americanos. Em 2016, o Brasil recebeu 6,6 milhões de visitantes estrangeiros, contribuindo com R$ 21 bilhões de reais na economia do país.

De acordo com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz “estamos quebrando barreiras para o turismo. A Câmara dos Deputados aprovou o acordo ‘Céus Abertos com os Estados Unidos’, o projeto que moderniza a Embratur, transformando-a em Agência, e atualizou também 132 artigos da Lei Geral do Turismo e abriu o capital das empresas aéreas que está para ser votado pelo Congresso”. O presidente da Embratur ainda ressalta que “o turismo pela primeira vez está entrando nas agendas econômica e política brasileira”.

A Embratur também lançou a campanha “Aqui hablamos Portuñol: Em Brasil todo mundo se entiende”, com foco no mercado latino americano para atrair mais turistas estrangeiros.

Para os venezuelanos que visitaram os Museus de Pedreira no domingo 25, o que mais chamaram a atenção deles foram às fotografias dos planetas tiradas no antigo Observatório Astronômico de Pedreira e a estrutura arquitetônica da casa que abriga o espaço museológico, ressalta o gestor dos Museus de Pedreira, Adilson Spagiari.

Para os argentinos que estiveram visitando o espaço museológico na terça-feira, 27, o que mais chamou a atenção foi o consultório odontológico que pertenceu à empresa Nadir Figueiredo, o telefone de parede de 1890 e a fotografia do avião da VASP.

Dentre as peças mais apreciadas pelo público em fevereiro, destacamos: A Farmácia, as peças da imigração italiana, o dormitório em estilo imperial, o consultório odontológico de 1947, a máquina contábil, a barbearia, o mimeógrafo, o aparelho de fax, as máquinas de filme do Cinema Alvorada, a TV marca Philco, o relógio de parede, os rádios, o telefone de parede de 1890, o piano, a bilheteria do Cinema São Luis, a sala de jantar em estilo renascença e a coleção de máquinas de escrever.

As peças escolhidas pelos visitantes integram o Concurso “Peça do Ano 2018” que terá seu resultado revelado ao público em janeiro de 2019, finaliza Spagiari.

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Coronel João Pedro, nº 102.

Compartilhar

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...