Secretaria de Saúde de Pedreira realizou o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

O sábado, 12 de maio, foi o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e a Secretaria de Saúde de Pedreira colocou os Postos de Saúde e Central Municipal atendendo das 8h às 17 horas.

Pedreira tem como meta vacinar 8.800 pessoas. “Até o momento atingimos 50% desta meta, por isso, convocamos a população para que procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência e tome a vacina contra a Gripe Influenza”, destacou na ocasião a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart.

A campanha começou em 23 de abril e continua até 1º de junho. Para receber a dose, as pessoas devem apresentar a carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos precisam informar sua condição de saúde ou apresentar a carteirinha com as doses efetivadas em anos anteriores.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Foram priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. Neste ano, ela protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, é preciso receber a imunização anualmente.

As pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose.

Compartilhar

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...