Museu Histórico de Pedreira expõe osso de Dinossauro

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Museu Histórico Municipal ‘São José de Anchieta’, em Pedreira, expõe um fragmento de osso de Dinossauro.

De acordo com o Curador da unidade museológica Adílson Spagiari, o fragmento foi encontrado no município de Junqueirópolis, na região de Marília, conhecida como a ‘Terra dos Dinossauros’.

Segundo pesquisadores da UNESP, os ossos de dinossauro e outros répteis já foram encontrados em Marília. “Dentre os fósseis presentes estão do dinossauro herbívoro Titanossauros, que atingia doze metros de altura e pesava dez toneladas. Na região de Botucatu, o patrimônio natural é formado por rochas das eras Paleozóicas e Mesozóicas, caracterizando o espaço com grande importância cultural e ambiental”, destacaram os pesquisadores.

Spagiari destaca que a instituição museológica pedreirense está mantendo contato com pesquisadores de universidades a fim de que possam analisar o fragmento e verificar a qual parte do corpo pertencia, a qual espécie e datar o período em que o dinossauro viveu em terras brasileiras e do qual estamos colocando esse fragmento de osso que mede 15 x 13 cm em exibição para a apreciação dos moradores de Pedreira e demais visitantes, uma vez que estudos preliminares indicam que o fragmento seja da espécie Titanossauros, do período Cretáceo e que tenha vivido há 120 milhões de anos no Brasil e que pesava em torno de 10 toneladas, conclui o Curador, Adílson Spagiari.

O Museu Histórico Municipal “São José de Anchieta”, está localizado na Praça Cel. João Pedro, nº 102, mesmo espaço em que está instalado o Museu da Porcelana. O funcionamento é de segunda-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.