Público internacional de oito países é registrado nos Museus de Pedreira no mês de janeiro

De acordo com os dados registrados no livro de visitantes, em janeiro, os Museus de Pedreira receberam turistas estrangeiros de oito países: Suécia, Marrocos, Chile, Coréia, Portugal, Colômbia, Holanda e Austrália, visto que no sábado, 5 de janeiro, o local foi visitado por turistas da Suécia. No domingo, 6, turistas da Austrália. Na segunda-feira, dia 7, e na quarta-feira, 9, turistas vindos do Chile. Já na quinta-feira, 10, holandeses visitaram o espaço museológico. No domingo, dia 13, turistas da Colômbia e da Suécia, e no domingo, 20, turistas de Marrocos. Na quarta-feira, 30, foram registrados turistas vindos da Coréia e de Portugal.

Em 2018, as unidades museológicas pedreirense foram visitadas por turistas estrangeiros provenientes de 21 países, dentre eles, da Rússia, Alemanha, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia, dentre outros.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, 2018 representou o segundo ano melhor da década, pois atingiu a marca de 1,4 bilhão de chegadas internacionais no mundo todo, registrando um aumento de 6% sobre 2017, uma vez que há a estimativa de crescimento em torno de 3% a 4% em 2019.

Em comunicado, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou que “o crescimento do turismo nos últimos anos confirma que o setor é hoje um dos motores mais poderosos de crescimento e desenvolvimento econômico em nível global. Temos a responsabilidade de geri-lo de maneira sustentável para converter essa expansão em benefícios reais para todos os países, e em particular para todas as comunidades locais, criando oportunidades de emprego e empreendimento”.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Antônio, “o Brasil está na rota do crescimento do setor em 2019, pois segundo ele, sua pasta estará adotando medidas prioritárias para obter resultados importantes, como a isenção de visto para países considerados estratégicos e a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico”.

Já o “The New York Times” destacou a cidade de Salvador em 14º lugar como a única cidade brasileira entre 52 lugares para se conhecer em 2019, mas uma vez que o turista se desloca até a capital da Bahia ele também tem a chance de conhecer outros destinos turísticos brasileiros e desfrutar de suas atrações turísticas.

Segundo Spagiari, o público nacional que visitou os Museus de Pedreira em janeiro foi representado por visitantes vindos de 17 estados: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Distrito Federal, Ceará, Santa Catarina, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Amazonas, Maranhão e Paraná.

Em janeiro, mais de 1.430 pessoas visitaram os Museus, dentre elas, no dia 10, recepcionamos descendentes da família do Cel. João Pedro de Godoy Moreira, fundador de Pedreira, além de contarmos também ao longo do mês com a visita de moradores de Pedreira e visitantes vindos de cidades que integram as regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo, finaliza Spagiari.

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, nº 102.