Secretaria de Saúde de Pedreira realiza “Campanha Julho Amarelo” para prevenção e controle das hepatites virais

Pedreira realiza entre os dias 15 a 31, a “Campanha Julho Amarelo" para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos testes rápidos para diagnóstico precoce das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem os tipos A, B, C, D e E. Os sintomas mais comuns da doença são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.

O diagnóstico é feito por meio de exames específicos que analisam amostras de sangue e identificam o tipo de vírus que causou a hepatite.

Os testes são indicados para pessoas que tiveram relação sexual sem o uso de preservativos ou foram diagnosticadas com infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose ou que compartilharam agulhas e seringas.

Segundo informou a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, no próximo dia 20 de julho, das 9h às 12h, nas dependências da Praça Ângelo Ferrari, será desenvolvido o “Dia D” da Campanha Julho Amarelo. “Firmamos uma parceria com a UNIFIA de Amparo e estaremos disponibilizando Aferição de Pressão, Avaliação Nutricional, Teste Rápio para Hepatites Virais, Sifilis e HIV, além de informações sobre o uso correto da água, descarte de lixo e atividades físicas”, destacou o secretária Ana Lúcia.

Durante a Campanha “Julho Amarelo” todas as Unidades de Saúde do Município estão disponibilizando, gratuitamente, o teste rápido para Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis, junto às vacinas. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

Compartilhar

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...