Pedreira recebeu o prêmio “Cidadania no Campo – Município Agro”

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou, no último dia 26 de julho, a entrega do 1º Prêmio “Cidadania no Campo”, aos 10 Municípios Paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas.

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, representantes do Departamento de Agricultura, produtores rurais e representante da Coordenadoria Regional de Bragança Paulista da Secretaria Estadual da Agricultura, estiveram reunidos com o vice-prefeito Fábio Polidoro, no Paço Municipal.

Durante o encontro o diretor do Departamento de Agricultura Luis Marcelo Ricieri Pierini enfatizou que 258 municípios credenciados no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento participaram do prêmio e Pedreira foi classificada em 4º lugar, recebendo como prêmio o Certificado e o valor de R$ 62.500,00.

“Nossa Cidade foi destaque na adoção de políticas públicas eficazes e inovadoras para o desenvolvimento sustentável de nossos produtores rurais. Parabéns a Ivone Aparecida Araújo, Luis Marcelo Ricieri Pierini e Marcelo Coutinho que fazem parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, responsáveis pela aplicação dos projetos em prol dos produtores rurais”, enfatizou o vice-prefeito Fábio Polidoro.

Baseado em 10 critérios técnicos – Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas; Interação Campo-Cidade. “A análise foi realizada considerando a qualidade da Gestão Municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo, independente do tamanho dos municípios em termos de habitantes ou orçamento”, destaca Ivone Araújo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Os produtores rurais João Defendi, Fátima e Ademir Figueiredo agradeceram o importante apoio do Departamento Municipal de Agricultura e enfatizaram que a agricultura de Pedreira vem crescendo graças ao trabalho desenvolvido por esses profissionais.

Criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Programa Cidadania no Campo tem como objetivo estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista.

Os 10 Municípios premiados foram: Rio Claro, Rancharia, Itanhaém, Pedreira, Itapetininga, Votuporanga, Bragança Paulista, Atibaia, Martinópolis e Teodoro Sampaio.