Turistas da Inglaterra, Estados Unidos e do Paraguai visitaram os Museus de Pedreira

No sábado, 10 de agosto, os Museus de Pedreira receberam turistas vindos de Londres e Inglaterra. No domingo, 11 de agosto, Dia dos Pais, o espaço contou com a visita de 27 pessoas de excursão da cidade de Sorocaba.

Na segunda-feira, 12, num único dia, o espaço recebeu visitantes das cinco regiões do Brasil, sendo que da região Norte, tivemos visitantes vindos do estado do Pará; do Nordeste, contamos com visitantes do estado da Paraíba; do Centro-Oeste, recebemos visitantes vindos de Brasília – DF, da região Sul, tivemos visitantes vindos de Curitiba e da região Sudeste, recebemos visitantes do estado de São Paulo, conforme destaca o gestor de exposições, Adílson Spagiari.

Já no período de 12 a 18, o espaço museal recebeu mais de 400 visitantes, sendo que na sexta-feira, 16, turistas vindos de Michigan, Estados Unidos e no domingo, 18, mais de 200 pessoas estiveram visitando o espaço museológico pedreirense.

Na quinta-feira, 22, turistas vindos de Salt Lake City, Estados Unidos e no final de semana de 24 a 25 de agosto, o espaço recebeu mais de 200 visitantes, sendo que a exposição em homenagem aos 50 anos da viagem do homem à Lua com imagens do Observatório Astronômico de Pedreira foi prestigiada por 2.090 pessoas, no período de 20 de julho a 25 de agosto. “No último dia do mês, 31, recebemos turistas vindos de Assunção, Paraguai”, ressalta Spagiari.

Destaca-se também que durante o mês de agosto, foi entregue aos visitantes o folheto da Campanha “Respire Agosto”, ação que visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de pulmão, cujo tumor é o que mais mata no mundo, com 1,76 milhão de mortes, visto que no Brasil, esse câncer é o 2º mais incidente nos homens e o 4º mais incidente nas mulheres, sendo que 61% dos brasileiros revelam em pesquisa que desconhecem sobre a doença.

Outra ação realizada também foi à ação educativa no Dia do Folclore, 22, “Agosto do Saci”, no qual foi fornecido aos visitantes, às crianças, pais e demais familiares um desenho do Saci para eles pintarem e lembrarem desse personagem folclórico, pois o fato de interagir com alguma atividade de caráter lúdico é uma condição de aprendizagem sobre algum fato histórico, como já trabalhado em outras exposições temporárias ou da nossa cultura popular, como especificamente no caso do Saci Pererê e o aprofundamento com o acompanhamento da família estimula a curiosidade, a imaginação e a capacidade interpretativa e reflexiva das crianças, uma vez que a família tem um papel fundamental na criação  do hábito de visita aos museus, estimulando o hábito de frequentar esses espaços desde a infância, destaca Adilson Spagiari.

Ao longo do mês, mais de 1300 pessoas estiveram visitando e conhecendo o espaço museal de Pedreira, uma vez que o público nacional esteve representado por turistas vindos de 15 estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Pará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal, além de visitantes vindos de cidades das regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo, além de público local.

O espaço museológico conta com alguns elementos atrativos aos visitantes, como a arquitetura do sobrado, sua história de 127 anos, com salas especiais que tratam sobre a história da casa e da formação da unidade museal, e suas peças que ganham o gosto do público, desde as crianças até os idosos.

“Peças como os mimeógrafos nos faz lembrar o tempo da escola, um espaço aconchegante, instrutivo, nos recordamos também da existência do avião no Morro do Cristo”, destacou o visitante L.M. de Sorocaba.

“Entendemos que a visita aos museus é tida como um momento de lazer educativo onde o aprendizado por novos conhecimentos e pela cultural do local visitado se faz presente, já que nossos visitantes e turistas devem sempre se sentir bem-vindos a Pedreira, que é um Município de Interesse Turístico e ao espaço museológico com a sensação de que os museus são feitos para todos os tipos de público”, finaliza o gestor, Adílson Spagiari.

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, 102.