Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica intensificam busca de casos de Tuberculose

No período de 9 a 23 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Pedreira estarão realizando a Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose.

Segundo informou a secretária municipal de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, o objetivo da intensificação é prevenir e diagnosticar precocemente a Tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, o que faz com que os pacientes demorem a procurar um médico e tenham seu estado de saúde agravado.

Os principais sintomas da Tuberculose Pulmonar são: tosse persistente, produtiva ou não (com muco e eventualmente sangue), febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e perda de apetite.

O Tratamento é simples, com medicações via oral, mas requer paciência. “Deve ser supervisionado por profissional de enfermagem, sendo realizado na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e nos finais de semana a supervisão é realizada por alguém da família. O tratamento tem duração total de 6 meses na maioria das vezes”, enfatiza a secretária Ana Lúcia Nieri Goulart.