Biblioteca Pública João Luiz Alvarenga desenvolve mais uma edição do “Projeto Sementes da Leitura 2019”

A Biblioteca Pública Municipal "João Luiz Alvarenga" em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e total apoio da Prefeitura de Pedreira, desenvolveu no período de 12 de agosto a 19 de setembro, o Projeto ‘Sementes da Leitura 2019’, recebendo alunos de 4 e 5 anos da Rede Municipal de Ensino.

Para a bibliotecária Biancamary Bacarelli Savariego, o Projeto tem como propósito aproximar as crianças do universo dos livros. “Iniciado no ano de 2005, o ‘Sementes da Leitura’ vem despertando nas crianças o interesse pelos livros e aproveitamos para apresentar a Biblioteca Pública como um espaço receptivo e acolhedor, desenvolvendo assim o gosto de frequentar a Biblioteca, proporcionando situações de leitura e incentivando a prática da leitura por prazer”, destacou na oportunidade Biancamary Savariego.

A coordenadora do ‘Sementes da Leitura’, Silvia Rosana dos Santos, ressalta que as crianças além de comentarem sobre a história e a visita, pedem aos pais que as tragam a Biblioteca, assim, eles passam a conhecer o acervo e os serviços que são prestados à comunidade.

O Projeto na edição de 2019, contou a história de ‘Uma sopa 100% bruxesca’, escrito por Quitterie Simon, ilustrado por Magali Le Huche, Editora Companhia das Letrinhas. “A bruxa Croquilda estava morrendo de fome, coitada. (Fome de bruxa é uma coisa descomunal...) Só que os armários de sua cozinha estavam todos vazios. Não restava nem um sapinho seco no fundo da gaveta... Croquilda teve de pegar a vassoura e dar uma busca nas redondezas. Sorte que seus vizinhos gostavam de plantar hortinhas. Croquilda catou alguns legumes, juntou umas ervas cheirosas e... Temos sopa! Para completar, apareceu um príncipe achando Croquilda a coisa mais fofa do mundo. Que bruxa resiste a um príncipe batendo em sua porta? Depois disso, ninguém sabe onde Croquilda foi parar. Para contar a história, restou apenas a fumacinha de sua sopa deliciosa!”, ressaltou a coordenadora e contadora de histórias Silvia Rosana dos Santos.

Durante a visita, os alunos, após ouvirem a história contada, realizaram a pintura de um desenho referente ao livro abordado, além de orientação sobre inscrição para ficar sócio da Biblioteca, empréstimos de livros e do manuseio do acervo de literatura infantil.

O secretário de Cultura Clodoaldo Leite de Camargo, enfatiza que nesta edição 50 classes de pré-escolas participaram do ‘Sementes da Leitura’, totalizando 992 alunos. “As crianças de 5 anos que estão no segundo ano da pré-escola visitaram a Biblioteca pela segunda vez”, enfatizou Clodoaldo Camargo.

Os coordenadores do Projeto agradecem à colaboração das professoras, coordenadoras, monitoras, motoristas, funcionárias da Secretaria de Educação e registram um agradecimento muito especial às funcionárias da Biblioteca Pública que muito contribuem para o êxito do Projeto "Sementes da Leitura 2019".

A Biblioteca Pública João Luiz Alvarenga está situada na Rua Odavilson Uttembergue, nº 43, Parque Industrial, Centro de Eventos Monsenhor Nilo Romano Corsi. Telefone: 3853-2861.