Secretaria de Meio Ambiente inicia processo piloto de compostagem

Município Sustentável é um conceito que cada vez mais vem sendo aplicado nos departamentos e secretarias municipais da Prefeitura de Pedreira, neste sentido, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente implantou um projeto piloto de Compostagem com resíduos de podas de árvores para transformar em adubo que deverá ser usado em áreas de plantio e adubação das áreas verdes do Município.

“A compostagem é o processo de decomposição e estabilização biológica dos substratos orgânicos sob condições que favorecem o desenvolvimento de temperaturas termofílicas que resultam da produção biológica de calor, também pode ser considerado um processo de oxidação biológica através do qual os microrganismos decompõem os compostos constituintes dos materiais liberando dióxido de carbono e vapor de água. Os processos biológicos de decomposição podem ser realizados de forma aeróbia e anaeróbia, sendo em sua quase totalidade por processos aeróbios”, enfatiza o assessor ambiental Geraldo Luis Nalon.