Vice-prefeito, presidente da Câmara e vereador participam de Congresso Nacional sobre Fibromialgia em Brasília

O vice-prefeito Fábio Polidoro, o presidente da Câmara Municipal Dr. Jayro Gouveia Goulart Filho e o vereador Marcelo Donizete Duó estiveram representando Pedreira, no Congresso Nacional sobre Fibromialgia, realizado nas dependências da Câmara dos Deputados em Brasília.

A Fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores no corpo, principalmente na musculatura. A doença também está associada à fadiga, sono não reparador, alterações de memória, ansiedade, depressão e alterações intestinais. De cada dez pacientes com Fibromialgia, de sete a nove são mulheres entre 30 e 60 anos.

“Hoje foi um dia especial, juntamente com a Associação que cuida dos direitos dos portadores de Fibromialgia em Brasília, no Congresso Nacional, estivemos participando do Congresso Nacional sobre a doença. Em Pedreira o Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Marcelo Donizete Duó e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal”, destacou na ocasião o presidente Dr. Jayro Gouveia Goulart Filho.

Segundo informou o vice-prefeito Fábio Polidoro, trabalhadores com Fibromialgia poderão ser dispensados dos prazos de carência para acesso ao auxílio-doença e à aposentadoria por invalidez. “O benefício está previsto no Projeto de Lei 4.399/2019, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais. Agora, a matéria será avaliada pelo Plenário”, ressaltou Fábio Polidoro.

Para o vereador Marcelo Donizete Duó, Pedreira é exemplo para toda a região com a Lei Nº 3.921 de 27 de agosto de 2019, que instituiu o “Dia Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate da Fibromialgia. “A Lei Municipal obriga as empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas, dispensar durante todo horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas com deficiência. É permitido às pessoas com Fibromialgia estacionar em vagas já destinadas aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A identificação dos beneficiários é realizada por meio de cartão e adesivo expedido pelo Executivo Municipal”, concluiu Marcelo Duó.