UNIVESP irá divulgar os locais das provas aos inscritos em seu vestibular no dia 26 de novembro

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) encerrou as inscrições para o Vestibular 2020, na quinta-feira, 14 de novembro. São mais de 16 mil vagas destinadas a mais de 300 municípios, o maior processo seletivo em extensão territorial e número de vagas gratuitas do ensino superior paulista. Estão sendo oferecidos seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso, via vestibular. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados ao eixo de Computação: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação.

Os locais das provas serão divulgados no dia 26 de novembro, no site oficial do processo seletivo: www.vestibular.univesp.br. As provas ocorrem dia 1º de dezembro, às 13h, de forma presencial nas cidades que englobam diversas regiões do Estado de São Paulo. O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 2 de dezembro, no site do vestibular. O início das aulas está previsto para fevereiro.

De acordo com o presidente da UNIVESP, professor Rodolfo Azevedo, o Vestibular 2020, foi planejado para atender um grande número de municípios e ampliar o acesso ao ensino superior gratuito. “Durante o ano, intensificamos as vistorias em unidades presenciais e contamos com o apoio das prefeituras e órgãos parceiros para oferecer vagas. Acredito que levar educação de qualidade é um compromisso de Governo. Estamos cumprindo o nosso papel de inclusão e de compartilhamento do conhecimento, o bem mais precioso da atualidade”, ressaltou.

Os alunos do eixo de Computação farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, que teve a grade reformulada. “Para esse processo seletivo, seguimos o parecer 266/2011 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), que normatiza o BTI. O aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel de Tecnologia da Informação, se continuar por mais um ano, será um cientista de dados ou se prosseguir por mais dois, se forma engenheiro. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi responsável por 7% do PIB de 2018 e gerou 43 mil novos trabalhos. De acordo com relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área demandará 420 mil novos empregos até 2024”, completou o presidente da UNIVESP.

Os ingressantes nas Licenciaturas, como no vestibular passado, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. “O estudante terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirmou o presidente.

Segundo informou a secretária de Educação Mariangela Rodrigues, Pedreira está oferecendo neste Vestibular 15 vagas para Licenciatura e mais 15 vagas de Computação. “O Polo da UNIVESP está localizado na Escola Municipal Professor João Emílio Begalli, na Rua João Lúcio de Moraes, nº 270, bairro Jardim Triunfo”, enfatizou Mariangela Rodrigues.