Secretaria de Meio Ambiente de Pedreira apresenta o “Guia de Conscientização Ambiental”

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pedreira realizou, na terça-feira, 10 de março, nas dependências da Câmara Municipal, a solenidade de apresentação oficial do Guia de Conscientização Ambiental, produzido em parceria com a empresa Ambiental Brasil Sustentabilidade.

Estiveram presentes, o prefeito Hamilton Bernardes Junior, vice-prefeito Fábio Polidoro, presidente da Câmara de Vereadores Cristiano Alex Elias (Turco), secretário de Meio Ambiente Paschoal Loner, assessor especial Geraldo Luis Nalon, secretária de Educação Mariangela Rodrigues, secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, secretário de Esportes Valdir Carlos Volpato, representantes das empresas parceiras do projeto, além de diretoras de Escolas Municipais, profissionais do setor e convidados.

O Guia de Conscientização Ambiental é uma ferramenta facilitadora, que tem como propósito conscientizar, sensibilizar e promover mudanças de atitudes, formar valores e estimular práticas individuais e coletivas especialmente a partir da comunidade escolar, para a melhoria da qualidade de vida da população. “A publicação é dirigida a todos os públicos, objetivando contribuir para o fortalecimento das ações ambientais, com conteúdos atuais sobre o tema”, enfatizou na ocasião o secretário de Meio Ambiente Paschoal Loner.

A engenheira ambiental Ágata Isa Cotrin Gasparini realizou uma apresentação especial dos serviços prestados e os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente. “Este foi um resumo rápido de tudo aquilo que desenvolvemos em nosso dia a dia, mesmo com tantos desafios estamos conseguindo superá-los e assim atender bem a população”, ressaltou.

Para o vice-prefeito Fábio Polidoro a sociedade brasileira, crescentemente preocupada com as questões ecológicas, tem direito à informação ambiental. “A Secretaria do Meio Ambiente de Pedreira vem trabalhando na construção do amanhã, adotando medidas de cidadania, visando conscientizar a população sobre a ecologia e o desenvolvimento sustentável”, concluiu Polidoro.

Cristiano Alex Elias, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, parabenizou toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente pela dedicação e projetos desenvolvidos que beneficiam a população diariamente como a Coleta de Lixo, Cata Bagulho, Limpeza de áreas públicas, entre outros.

O prefeito Hamilton Bernardes Junior destacou na oportunidade que a atual Administração Municipal investiu pesado na Secretaria de Meio Ambiente. “Quando assumimos o Poder Executivo um dos maiores desafios era adequar a Coleta de Lixo, pois os caminhões estavam velhos e quebravam diariamente, adquirimos 3 (três) novos caminhões, que trabalham com equipes de funcionários municipais e terceirizados, disponibilizamos 2 (dois) Ecopontos para a coleta de materiais recicláveis, compramos ainda uma nova máquina trituradora de galhos, além de novos veículos e contratação de mão de obra para a limpeza de áreas públicas, que antes era composta por 20 pessoas, atualmente são 140 funcionários trabalhando em favor do Meio Ambiente”, destacou o prefeito Hamilton que encerrou seu discurso parabenizando toda a equipe pelo Guia de Conscientização Ambiental.

No total foram impressos 5 mil exemplares do Guia de Conscientização Ambiental que serão distribuídos aos patrocinadores, órgãos públicos e no Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Empresas parceiras do Guia de Conscientização Ambiental: Gelco Gelatinas do Brasil, Erca Alumínio, MCA Indústria Metalúrgica, Plasmont, Resdil Refratários, Comercial Nagoya, Grupo KSB, MB – Verdadeira paixão pela família brasileira, RR Porcelanas, Marília de Oliveira, Imãtec – Produtos Magnéticos, Rede AMPAPETRO, Reciclagem de Plásticos Italiano, York Rodas e Rodízios, Plasgalli – Injeção Plástica, Horacilio Rodrigues Porcelanas e Ambiental Brasil Sustentabilidade.