Secretarias Municipais promoveram o “Simpósio da Primeiríssima Infância de Pedreira”

Com o objetivo de estimular reflexões sobre a importância da equidade de oportunidades na primeira infância, para a construção de um país mais justo, as secretarias municipais de Educação, Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social promoveram o Simpósio da Primeiríssima Infância de Pedreira, nas dependências da Câmara Municipal.

Priscila Mugnai Vieira, psicóloga e coordenadora da Avaliação Participativa esteve a frente dos trabalhos do Simpósio em Pedreira e na oportunidade destacou que a Primeira Infância é o período entre a gestação e os seis primeiros anos de idade. “Essa fase é a mais importante da criança, pois é quando se desenvolvem a inteligência e a estrutura emocional necessárias para o sucesso na vida adulta”, concluiu.

A secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart informou que durante o evento foram divulgados os números de duas pesquisas realizadas na Cidade, sendo; Na área da Saúde a pesquisa efetuada com o tema: Pré-natal e Puericultura; Na área de Educação, foi abordado o tema: Atendimento nas creches municipais de crianças com idade entre 0 a 3 anos. “As técnicas da Secretaria Estadual de Saúde, através do Projeto Saúde em Ação, estiveram coordenando os trabalhos”, ressaltou a secretária de Saúde Ana Lúcia.

Para a secretária de Educação Mariangela Rodrigues participar de um seminário que abordou um tema tão importante foi de grande aprendizagem. "O debate determina um conjunto de ações voltadas para o bem-estar das crianças e para a garantia de desenvolvimento pleno”, avaliou a Secretária.

Alessandro Luis de Godoy (Mole), secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, lembrou que muitos entraves ainda separam as crianças de um cenário onde todas elas possam desenvolver seu potencial e receber o afeto que precisam. “São obstáculos novos e antigos que permeiam as áreas socioeconômicas, educacionais ou mesmo as que envolvem saúde ou políticas públicas”, destacou o secretário Mole.

As palestras e debates abordaram práticas e programas para o melhor desenvolvimento das crianças pedreirenses. “A conta é simples, uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação, pavimenta o caminho para que a criança aproveite todo o seu potencial. Nasce um adulto mais saudável e equilibrado, florescendo uma sociedade com os mesmos valores”, conclui o prefeito Hamilton Bernardes Junior.