Concurso do IBGE para o Censo 2020 oferece 46 vagas para Pedreira

As mais de 208 mil vagas temporárias abertas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo Demográfico 2020 estão distribuídas em todos os municípios do país.

As inscrições começaram no último dia 5 de março, e vão até o dia 24 de março. São dois processos seletivos e um total de 208.695 mil vagas, sendo: 180.557 vagas para a função de recenseador, distribuídas em 5.569 municípios; 22.676 vagas para a função de agente censitário supervisor e 5.462 vagas para a função de agente censitário municipal, distribuídas em 4.612 municípios.

Esses profissionais irão trabalhar na coleta de informações do Censo 2020, entrevistando os moradores de todos domicílios brasileiros. O quadro com a distribuição das vagas oferecidas em cada uma das cidades pode ser consultado no site do IBGE.

Em Pedreira serão 42 vagas para Recenseador e 4 (quatro) vagas para Agente Censitário. "O ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde irão trabalhar, para economia de custos com deslocamentos e maior produtividade nas visitas domiciliares", orienta o IBGE. Para se inscrever os interessados devem acessar: www.cebraspe.org.br

Para disputar uma das 180.557 vagas para a função de recenseador, o candidato precisa ter apenas o ensino fundamental completo. Para esta função, a remuneração será por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Os profissionais contratados temporariamente também terão direito a férias e 13º salários proporcionais. A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidades de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária.