PROERD de Pedreira encerra atividades do 1º Trimestre de 2020

O Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar, encerrou no dia 12 de março, as suas atividades do primeiro Trimestre de 2020, na cidade de Pedreira, envolvendo os alunos do Ensino Infantil (pré-escolas), da Rede Pública e Particular de Ensino, programa desenvolvido para o público Infantil desde 2008, onde foram atendidas um total de 17 escolas de Ensino Infantil, em 26 salas de aula, atendendo 611 crianças que receberam as orientações do PROERD.

Em Pedreira, o PROERD é aplicado pelo Cabo de Polícia Militar Ascêncio, ministrando aulas nas salas de pré-escolas, levando informações de segurança as crianças do Ensino Infantil e nos quintos anos do Ensino Fundamental, prevenindo o uso indevido de drogas e minimizando a violência entre os educandos, com assuntos sobre bullying, amizades, como decidir de forma confiante, dentre outros.

Falando sobre o primeiro semestre do ano, 100% das salas de pré-escolas e 65% dos quintos anos recebem aulas do PROERD neste semestre, as demais salas de aulas dos 5º anos receberão suas aulas a partir do mês de agosto de 2020.

Os alunos dos quintos anos recebem aulas do currículo PROERD “Caindo na Real”, projetado fundamentado na Teoria de Aprendizagem Socioemocional, oportunizando a identificação de habilidades básicas e fundamentais, bem como o processo de desenvolvimento do individuo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades.

O Comandante da Policia Militar de Pedreira, Sargento Eleotério, ressalta que o PROERD em Pedreira, existe desde 1998, onde já passaram pelo programa até o momento na cidade pedreirense, aproximadamente 15 mil alunos, que reconheceram as pressões e as influências diárias. O Comandante agradece o apoio e a parceria com a Prefeitura Municipal de Pedreira, através das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer.