Orquestra Jovem Circuito das Águas oferece curso de “Teoria Musical pela Internet”

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), com sede em Amparo, lança nesta sexta-feira, 22 de maio, em seu canal oficial na plataforma digital YouTube o curso de Teoria Musical. As aulas são gratuitas e abertas para o público interessado no conhecimento e compreensão do processo de iniciação do aprendizado de música.

O conteúdo é preparado pela professora da OJCA Luíza Freitas. As aulas acontecem às terças e às sextas-feiras e vão prosseguir enquanto durar a quarentena implantada no Estado de São Paulo para conter a disseminação do novo Coronavírus.

O programa pedagógico prevê inicialmente quatro vídeos e postagem de dois por semana. Alguns deles são reforçados com material gráfico e exercícios para que os participantes possam obter melhor fixação do conteúdo. No decorrer das semanas novos vídeos serão disponibilizados no canal. “A proposta é atingir a maior faixa de pessoas possível, quem realmente gosta de música e que em períodos de normalidade não tenham a oportunidade de frequentar aulas presenciais, seja por falta de oportunidade, tempo ou qualquer outro motivo”, explica o diretor-executivo do projeto, Diego Mozer. O material permanece permanente disponível no canal da OJCA para que as pessoas possam acompanhá-los no dia e horário que achar melhor.

Desde que a quarentena foi decretada, a Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) interrompeu as aulas presenciais. O ensino dos 80 alunos participantes no projeto passou a ser desenvolvido, desde o dia 4 de abril, através do ambiente online. A adaptação foi necessária para dar continuidade ao cronograma de aprendizado sem prejuízo didático aos participantes da faixa etária entre 5 e 60 anos. Os professores enviam conteúdo e exercícios para que os alunos estudem em casa e o acompanhamento individual é feito por meio de videochamada. Aos inscritos no curso de Musicalização Infantil são enviados vídeos com exercícios para que os pais os façam juntamente às crianças.

O projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) surgiu em 2019 idealizado por músicos profissionais da antiga Orquestra Circuito das Águas (OCA). A iniciativa, em seu segundo ano de atividades, tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, do governo federal e conta com os patrocinadores Supermercados Daólio e Sempre Unidos, Tapecol Sinasa, Rousselot e Peptan.

Carregando... Por Favor, aguarde...