Turismo Religioso
-
MORRO DE MARIA
Inaugurado durante as comemorações dos 110 anos de Pedreira. Os painéis pintados em azulejos por artistas plásticos locais representam os Mistérios do Rosário
-
COMPLEXO TURÍSTICO DO MORRO DO CRISTO (VIA SACRA)
O acesso ao Morro existe desde 1932 quando os soldados constitucionalistas implantaram ali suas trincheiras. Na década de 1940 teve início a peregrinação ao morro durante a Sexta-feira Santa. Em 1º de maio de 1950 foi inaugurada a imagem do Sagrado Coração de Jesus, ficando o local conhecido como “Morro do Cristo”. Em 1980, foi urbanizado com calçamento de paralelepípedos e instaladas as estações da Via-Sacra em painéis de azulejos pintados pelos artistas plásticos de Pedreira que retratam o calvário de Jesus. O local também chegou a possuir um avião, modelo Viscount, da VASP, localizado no seu primeiro platô, incendiado na década de 1990. Em 1996 é inaugurada a Praça Nossa Senhora Aparecida no local onde se localizava o avião. Em 1997 inaugura-se o Monumento Constitucionalista em homenagem aos soldados Pedreirenses combatentes na Revolução de 1932. Em 2000 é inaugurado o Portal, em estilo às construções de Jerusalém. Em 2022 é inaugurado o Café junto com a reinauguração do Teleférico que é a outra opção de acesso ao Complexo. No ano de 2023 houve a última inauguração do complexo com o Mirante. Em agosto o morro recebe o Festival de Pipas que atrai visitantes de toda a região e durante a Sexta-feira Santa o local recebe milhares de turistas e peregrinos que oram e pagam promessas durante a caminhada. O local também proporciona uma vista privilegiada de vários pontos da cidade.
-
PAINÉIS BÍBLICOS DA NECRÓPOLE SANTA CRUZ
Retrata passagens bíblicas que podem ser apreciadas ao longo do trajeto de acesso à Necrópole Santa Cruz. Muito apreciado pelos moradores e visitantes que se deslocam até o local para homenagear seus entes queridos já falecidos, em datas como dia dos pais, dia das mães e finados.
-
CAPELA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Construída entre os séculos XVIII e XIX, possui altar com imagem da padroeira proveniente da França e outras imagens vindas de Portugal; possui também sinos da época do Império e graças aos seus moradores, mantêm as principais atividades religiosas, como os festejos da padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição.
-
CAPELA BOM JESUS
Construída em 1896 em estilo colonial, em terreno doado pelo Cel. João Pedro de Godoy Moreira, retrata a fé religiosa do povo do final do século XIX, sendo que foi provisionada por Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante, Bispo de São Paulo e benta pelo Padre Alexandrino Felicíssimo do Rego Barros em 9 de março de 1897.
-
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA (PARÓQUIA)
Construída entre o final do século XIX e início do século XX em estilo neogótico, possui na fachada vitrais que retratam passagens bíblicas. Em comemoração ao Centenário da Paróquia em 1999 foi erigido um monumento homenageando os sacerdotes que já passaram pela igreja.
-
CAPELA SANTA RITA
Construída no final dos anos de 1950, está localizada na área onde se localizava a indústria de porcelana Nadir Figueiredo, e desde os anos de 1970 realiza a tradicional Festa e Procissão de Santa Rita no dia 22 de maio em homenagem à padroeira do bairro.
-
IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO (PARÓQUIA)
A construção da igreja teve início em maio de 1973, em terreno doado em 1972 pelo Dr. Sylvio de Aguiar Maya, sendo que foi construída em louvor a Santo Antônio de Pádua, vindo a mesma a receber um novo projeto visual e arquitetônico em sua fachada, englobando sua área frontal um jardim com a imagem do santo, sendo posteriormente a imagem colocada na torre da igreja.
-
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA APARECIDA (PARÓQUIA)
A igreja reúne a população católica de um dos bairros mais populosos da cidade, o Jardim Triunfo, e arredores.