Vista de cima da cidade

Importância da Arborização Urbana

Importância da arborização urbana para o meio ambiente:
- Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade;
- Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes;
- A vegetação, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo melhor qualidade de vida.


Importância da arborização urbana para o homem:
- A arborização de uma cidade, assim como a presença de áreas verdes, é da mais alta importância para a qualidade de vida da população. Além de absorver ruídos, diminuir o calor do sol, ventos, constituir filtro para a purificação do ar, chuvas regulares entre outros, também é responsável pela melhoria ambiental e paisagística;
- As árvores podem providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência;
- Retém CO2, as arvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação;
- Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local;
- Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos;
- Beleza natural.


Cuidados com a arborização urbana:
As pessoas necessitam do esgoto, da água, da energia elétrica, da insolação e da luminosidade. Há, portanto, a necessidade de conciliar a arborização urbana e de nossas residências com os equipamentos públicos e com o nosso bem-estar e do próximo. Há também o fator de extrema importância que é a segurança para evitar graves acidentes.


Avaliação fitossanitária de árvores urbanas:
Fazer a identificação de podridões de galhos e troncos, pragas e identificação de sintomas, identificação de ações de envenenamento de árvores, perda de raízes por atividade antrópica, senescência e características morfológicas alteradas.


Partes da Árvore:


partesarvore2

Raiz: responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela;
Caule: responsável pela sustentação da planta e por levar água e sais minerais da raiz para as outras partes dela;
Folhas: responsáveis pela transpiração, respiração e alimentação das plantas;
Flores: responsáveis pela formação do fruto e da semente;
Frutos: responsáveis pela proteção da semente;
Sementes: responsáveis pelo nascimento de novas plantas.


Fotossíntese


fotossintese


Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.
A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido. A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
Origem da palavra fotossíntese
Do grego photosýnthesis, que significa “síntese das luzes”. Este termo, por sua vez, originou-se a partir da junção de duas outras palavras também de origem grega: phos, que significa “luz”; e synthesis, que quer dizer “síntese”.

 

MANUAL ARBORIZAÇÃO URBANA ED2